Menu

Governos do Estado, municipais e Federal devem compartilhar gestão do Parque Nacional de Jericoacoara

Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), foi a Brasília, nesta sexta-feira, 22, onde tratou sobre a gestão do Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, que não terá mais a administração entregue à iniciativa privada.  Na capital do País, Elmano se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na última terça-feira, 19, o Governador não escondeu a preocupação de ter de judicializar a questão da administração do Parna de Jericoacoara, tendo em vista que Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de um novo edital para interessados em gerir o parque. Elmano de Freitas chegou a informar que teria uma reunião com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas para resolver a questão sem conflitos.

Segundo o governador Elmano de Freitas, ficou acertado que serão realizadas audiências de reconciliação na Advocacia-Geral da União (AGU), entre os governos do Estado e Federal. “Nosso entendimento é de que a gestão do parque seja realizada de forma compartilhada entre Estado e União”, frisou, ressaltando que o parque abrange três municípios e acha justo que os gestores e a comunidade participem dessas reuniões, levando em consideração que têm interesse no desenvolvimento econômico do turismo.
“O Presidente foi muito sensível ao pleito do nosso Ceará, nessa busca de uma gestão compartilhada, sempre valorizando o turismo e garantindo fonte de renda para a população local. Jeri é patrimônio cearense!“, encerrou o Governador.