Menu

Ex-vereador de Fortaleza é nomeado Superintendente Estadual do Iphan no Ceará

O deputado Idilvan Alencar (PDT) defendeu o nome de Evaldo ao cargo, garantindo sua indicação junto ao ministério. Foto: Reprodução/Instagram/@idilvanalencar

O ex-vereador de Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB), foi nomeado como superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado. A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira, 21, do Diário Oficial da União (DOU), e assinada por Márcio Tavares, secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC). O deputado Idilvan Alencar (PDT) defendeu o nome de Evaldo ao cargo, garantindo sua indicação junto ao ministério.

A trajetória de Evaldo Lima inclui uma formação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além disso, ele foi presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (COMPHIC) e ocupou cargos importantes, como secretário de Esporte e Lazer (2008-2012) e secretário de Cultura de Fortaleza (2016-2018). Durante sua atuação no Legislativo da capital cearense, Evaldo desempenhou papéis relevantes, como líder do Governo do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer.

Entre as atribuições do órgão, fundado no Ceará em 2009, estão a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural cearense, abrangendo tanto o patrimônio material quanto o imaterial. Além disso, o órgão se dedica à produção de materiais educativos relacionados à temática do patrimônio cultural. No Estado, a autarquia federal conta com dois escritórios técnicos, em Icó (Centro-Sul) e Sobral (Região Norte).