Menu

Ceará solicita ampliação de benefícios para setores do agronegócio e indústria

Foto: Reprodução/SDE

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, encaminhou ofício ao superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Jorge de Barros Cabral, nesta sexta-feira, 22, solicitando a inclusão de setores da agropecuária e da indústria como prioritários na Resolução do Conselho Deliberativo da Sudene 166/2023. Os setores prioritários que constam na Resolução usufruem de diversos benefícios, entre eles, maiores facilidades em linhas de crédito e financiamentos do Banco do Nordeste.

“Esse pedido para a inclusão de setores prioritários na Resolução do Condel é importantíssimo. Significa a ampliação da margem de financiamento do BNB para os negócios de 50% para até 80%. Ou seja, um empresário poderá financiar pelo banco quase o valor integral do seu projeto, do seu negócio”, explicou Salmito Filho.

O secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro, ressalta que muitos setores ligados ao agro no Ceará deverão ser beneficiados com a inclusão de prioridades. “A SDE está pleiteando para que entrem na resolução atividades econômicas prioritárias, os negócios da fruticultura, horticultura, aquicultura, e a indústria, como por exemplo, o setor de energias”, afirmou Sílvio Carlos.

A expectativa é que a solicitação seja analisada na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sudene que deverá acontecer na próxima semana.