O Governo do Ceará autorizou a construção de novos Centros de Educação Infantil (CEIs) em 42 municípios do Estado. O governador Elmano de Freitas (PT) assinou as ordens de serviço na manhã desta quinta-feira, 21, no Palácio da Abolição. O investimento previsto para a construção dos novos equipamentos é de R$ 77,6 milhões, com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Na ocasião, Elmano ressaltou a importância da ação. “O que nós estamos aqui fazendo, de mãos dadas o Governo do Estado e as Prefeituras, é dizer que as nossas crianças merecem ter uma oportunidade que muitos das nossas gerações e praticamente todos das gerações anteriores a nós não tiveram”, disse.
Estiveram presentes, além do governador, os prefeitos dos municípios contemplados, a secretária da Educação, Eliana Estrela, a secretária da Proteção Social, Onélia Santana e o superintendente da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira. A SOP, aliás, será a responsável por supervisionar as obras. Quando prontas, as unidades ficarão a cargo das gestões dos municípios.
CEIS
Segundo o Governo do Estado, cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos. A estrutura é composta de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. Os equipamentos vão funcionar em tempo integral.
Confira os municípios que receberão os novos equipamentos:
- Acarape;
- Acaraú;
- Aiuaba;
- Alto Santo;
- Antonina do Norte;
- Aracati;
- Aracoiaba;
- Ararendá;
- Barro;
- Barreira;
- Bela Cruz;
- Cariré;
- Fortim;
- Granjeiro;
- Guaiuba;
- Hidrolândia;
- Ibaretama;
- Iracema;
- Itaiçaba;
- Itapiúna;
- Itarema;
- Jaguaribara;
- Jaguaretama;
- Jati;
- Massapê;
- Mucambo;
- Nova Olinda;
- Novo Oriente;
- Palmácia;
- Paraipaba;
- Pedra Branca;
- Penaforte;
- Pereiro;
- Pindoretama;
- Porteiras;
- Potengi;
- Potiretama;
- São João do Jaguaribe;
- Senador Sá;
- Solonópole;
- Tabuleiro do Norte;
- Uruburetama.
