O Encontro de Leitores do Sertão Central (ELSC) chega à 7ª edição nesta quinta-feira, 21, com encerramento previsto para este sábado, 23. O evento, que acontecia somente em Quixadá, desta vez, também terá programação em Quixeramobim, prometendo uma experiência enriquecedora para os amantes da Literatura, Cultura Nordestina e universo geek. O ELSC, que já se tornou um dos maiores eventos literários do Ceará, tem o compromisso de promover a leitura e celebrar a cultura em suas diversas formas de expressão.
“A Literatura Nordestina, aliada à exposição Bestiário Nordestino, que atualmente se encontra na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, nos motivou a propor o tema para a 7ª edição: Pelas veredas do Sertão no universo das ficções, com o qual pretendemos percorrer as narrativas que mesclam realidade e imaginação, explorando o mundo das literaturas nordestinas e a ficção especulativa”, conta Gisele Sousa, produtora do evento.
O evento, neste ano, traz discussões sobre como os escritores nordestinos têm utilizado elementos ficcionais para retratar a realidade e como suas obras têm contribuído para a desconstrução de estereótipos sobre a identidade nordestina. “Além disso, queremos promover a interação entre tradição e inovação através das lentes de movimentos contemporâneos que visam o resgate da cultura e a fabulação de histórias futuristas, como o Sertãopunk e o Afrofuturismo”, reforça Gisele Sousa.
“A ideia de trazer o Sertão como tema do ELSC 2023 é evidenciar um sertão que está para além dos estereótipos que permeiam o Nordeste, trazendo para o centro das discussões, um território que é belo e, também, palco de histórias, vivências, ficções, identidades e culturas. Ampliar para a cidade de Quixeramobim faz com que o encontro chegue em mais lugares da região, possibilitando cada vez mais a democratização desse evento e dando o primeiro passo para o que a gente sempre sonhou: realizar o evento em todas as cidades do Sertão Central” conta Sara Barreto, coordenadora do evento.
“O ELSC é um encontro que se consolida no estado do Ceará, por trazer uma diversidade na programação e valoriza escritores e escritoras de grande relevância na construção do pensamento literário no Brasil. É um evento bastante esperado para quem gosta de livro, leitura e literatura no sertão”, ressaltou Michelle Maciel, coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo.
A 7ª edição do Encontro de Leitores do Sertão Central é apoiada e acolhida pela Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e a Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim), equipamentos da rede pública de equipamentos culturais da Secretaria da Cultura (Secult), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), e o Centro de Design do Ceará (Kuya), gerido em parceria com o Instituto Mirante, e as secretarias da Cultura e Turismo do Quixadá e Quixeramobim.
A programação acontece em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, nos dias 21 e 22 e em Quixeramobim, na Casa de Antônio Conselheiro, nos dias 22 e 23, e conta com rodas de conversa, mesas redondas, feira de economia criativa, oficinas, lançamentos de livros, atrações musicais, dentre outras atividades.
Entre os convidados estão escritores que já participaram de outras edições, como Angélica Sampaio, Jards Nobre e Aline Nobre, e autores inéditos no evento, como Julie Oliveira, Moacir Fio, G. G. Diniz e Lúcio Flávio Gondim. O evento também terá a presença de Maura Isidório, orientadora da Célula, do Livro, Leitura e Literaturas (Celiv) da Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura (CCFol) e coordenadora da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará; Suzete Nunes, superintendente da Bece, além de Talles Azigon, um dos curadores da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, e os curadores da exposição Bestiário Nordestino, Marquinhos Abu e Rafael Limaverde.
PROGRAMAÇÃO
Quixadá (Casa de Saberes Cego Aderaldo)
- 21/09 – 19h: Abertura e lançamento do Cordel do Encontro, de Natan Feijão. Local: Auditório CSCA (Quixadá)
- 21/09 – 19h30: Cordel e Artivismo: o cordel de mulher como instrumento de educação e revolução social, com Julie Oliveira, Terezinha Feijão e mediação de Aline Nobre. Local: Auditório CSCA (Quixadá)
- 21/09 – 21h: Atração Musical: Dálete. Local: CSCA.
- 22/09 – 14h: Projeto Histórias Das Bandas De Lá (Lançamento de livro e Palestra), com Arlene Holanda. Local: Auditório CSCA (Quixadá)
- 22/09 – 18h30: Lançamento dos livros “Paisagens de Dentro”, de Angélica Sampaio e , “Alucinação, minha avó costurou minha mãe uma mulher de costura”, de Samuel Maciel. Local: Auditório CSCA (Quixadá)
- 22/09 – 19h30: Roda de conversa – Literatura no Interior: Desafios e Conquistas de escritores cearenses, com Jards Nobre e Angélica Sampaio. Local: Auditório CSCA
- 22/09 – 21h: Atração Musical: Gabi Queiroz. Local: CSCA.
Feira do Encontro: Literatura e Design
- Dia 22, 18h em Quixadá – Em frente a CSCA.
Quixeramobim (Casa de Antônio Conselheiro)
- 22/09 – 14h: Oficina: Bora fazer um Cordel?, com Natan Feijão e Rayane Fernandes. Local: CAC (Quixeramobim)
- 22/09 – 18h30: Lançamento e bate-papo dos livros “Salve Rainha” e “Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro”, de Lúcio Flávio Gondim, com mediação de Bruno Paulino. Local: Anfiteatro CAC (Quixeramobim)
- 22/09 – 19h30: Literatura de Cordel e o imaginário fantástico nas narrativas nordestinas, com Julie Oliveira, Marquinhos Abu, Rafael Limaverde, Moacir Fio e mediação de Alan Avelino. Local: Anfiteatro CAC (Quixeramobim)
- 23/09 – 10h: Literaturas de mulheres do agora e do futuro, com Nathaly Oliveira, G. G. Diniz e Kinaya. Local: Anfiteatro CAC (Quixeramobim)
- 23/09 – 16h: Encontro da Leitura coletiva de “Gótico Nordestino”, com mediação de Alexandre de Almeida. Local: CAC (Quixeramobim)
- 23/09 – 19h30: Traçando veredas literárias: políticas culturais do Livro e Leitura, com Talles Azigon e Maura Isidoro. Local: Anfiteatro CAC (Quixeramobim)
Feira do Encontro: Literatura e Design
- Dia 23, 18h em Quixeramobim – Em frente a CAC.
