Menu

Cearense Wellinton Macedo deve ser ouvido na CPMI do 8 de Janeiro nesta quinta (21)

Wellington Macedo foi preso no dia 14 deste mês, no Paraguai, e entregue à Polícia Federal brasileira. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A CPMI do 8 de Janeiro tem reunião marcada para esta quinta-feira, 21, às 9 horas, para ouvir o blogueiro cearense Wellington Macedo. De acordo com o requerimento apresentado pelos deputados Duarte Júnior (PSB-MA) e Duda Salabert (PDT-MG), Wellington Macedo de Souza é ex-assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, durante a gestão da ex-ministra e hoje senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Além de blogueiro, Wellington Macedo se identifica como bolsonarista radical.

O requerimento também informa que Macedo é conhecido por se utilizar de canais eletrônicos para divulgar denúncias sem provas que já resultaram em dezenas de processos judiciais de reparação por danos morais e por incentivar atos contra a democracia e contra as instituições democráticas.

Duarte Júnior e Duda Salabert dizem que a oitiva de Wellington Macedo tem incontestável relevância para a CPMI, pelo fato de ele ter um histórico de repetidas atuações em atos antidemocráticos, incluindo atos violentos. Os deputados ainda apontam que o convocado é suspeito de envolvimento na tentativa de explosão de uma bomba na região do aeroporto de Brasília, na véspera do Natal do ano passado. Wellington Macedo foi preso pela polícia paraguaia na quinta-feira passada, 14, e entregue no mesmo dia à Polícia Federal brasileira.

A relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), também apresentou um requerimento para ouvir Wellington Macedo como testemunha, sob compromisso, do ato ocorrido em Brasília no último dia 24 de dezembro. “Wellington trará informações de enorme valia para a condução dos nossos futuros trabalhos na presente comissão”, comentou a parlamentar. Os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Rogério Correia (PT-MG) também apresentaram requerimentos para a convocação de Wellington Macedo. As informações são da Agência Senado.