O Ceará é o estado com maior número de livrarias do Nordeste. O dado é da pesquisa publicada na quinta edição do Anuário Nacional de Livrarias, da Associação Nacional de Livrarias (ANL). No Estado, foram 71 estabelecimentos do gênero.
A pesquisa lançada na Convenção Nacional de Livrarias, em agosto. No período houve uma queda de 1,8% no número de lojas, uma retração considerada baixa pela ANL. Mais de 2,9 mil livrarias estão ativas em todo o país.
Segundo a ANL, o anuário tem por objetivo mapear a localização das livrarias e identificá-las. Além disso, a pesquisa contribui para ações empresariais futuras de investimento no setor livreiro. No Nordeste, o Ceará é seguido da Bahia (60) e de Pernambuco (50).
A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. Segundo Marcus, presidente da Associação Nacional de Livrarias, os dados levantados no anuário são positivos para todo o território nacional. “Não houve declínio do varejo do livro, mas sim uma reinvenção, consolidação e enfrentamento positivo do comércio livreiro”, destaca.
Livrarias ativas por região:
- Nordeste (334);
- Norte (98);
- Sul (561);
- Centro-Oeste (165);
- Sudeste (1.814).
