Menu

Campus da UVA em Camocim deve ser entregue no 1º semestre de 2024

O novo campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Camocim chegou aos 50% das obras já concluídas. Localizado no bairro Tijuca e ocupando uma área de seis hectares, o campus se tornará um valioso recurso educacional para a comunidade acadêmica do município e toda a região do Litoral Norte. O equipamento deve ser entregue no primeiro semestre de 2024. O investimento é superior R$13 milhões, provenientes do Tesouro do Estado.

Segundo Quintino Vieira, superintendente da Secretaria de Obras Públicas (SOP), o Ceará tem mostrado um compromisso notável com a educação nos últimos anos, refletindo-se na expansão da oferta de ensino superior, alinhada com a política de expansão e interiorização do ensino superior. “Nos últimos anos, o Ceará tem um histórico de governos muito sensíveis à questão da Educação e isso se reflete na expansão da oferta do ensino superior. Temos projetos concluídos ou em andamento, em todas as regiões, com novas unidades da UVA, Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Regional do Cariri (Urca)”.

Conforme Quintino, quando finalizado, o campus contará com uma série de facilidades, incluindo 20 salas de aula, espaço administrativo, biblioteca, ginásio poliesportivo, área de convivência, restaurante universitário e um estacionamento espaçoso. O campus de Camocim oferecerá, inicialmente, cursos em Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca, com 40 vagas para cada curso, alinhados à vocação produtiva da região.

A reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, destaca que o novo campus representa um passo importante para a expansão do ensino superior na região Noroeste do Ceará.

“O campus facilita o acesso ao ensino superior público, representando um importante avanço e um primeiro passo para abertura de novos cursos que possam colaborar para o desenvolvimento local”. Ela aponta ainda que, em julho, a UVA iniciou a construção de um novo campus em Acaraú, também no Litoral Norte, com recursos advindos do Tesouro Estadual no valor de R$ 12 milhões. “Este campus oferecerá cursos de Agronomia e Pedagogia e seguirá um projeto padrão, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, área administrativa e espaços de convivência”.

Dentro da macrorregião Norte, além de Camocim, há oferta de cursos da UVA nos municípios de São Benedito, Sobral e Acaraú. No total, são 1.140 vagas para o vestibular 2024.1, considerando as quatro cidades.