Menu

Escolas municipais de Fortaleza recebem programa de vacinação nesta segunda-feira (18)

A ação celebra os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil
A ação celebra os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 18, alunos de seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza poderão atualizar sua caderneta de vacinação. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), faz parte da celebração dos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os estudantes com faixa etária entre 4 e 15 anos de idade serão o público-alvo da iniciativa, que contará com a presença do símbolo da imunização no Brasil, o Zé Gotinha.

Em cada escola, os profissionais de saúde irão identificar as vacinas pendentes e atualizar o esquema vacinal das crianças que apresentarem a autorização prévia dos pais, solicitada através dos gestores escolares. Todas as vacinas do PNI para a faixa etária serão ofertadas.

Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza, explica que o Programa Nacional de Imunizações passou por desafios e atualizações ao longo dos anos, devido a mudanças epidemiológicas e a garantia do acesso igualitário às vacinas em todo o território nacional. Segundo ela, milhões de vidas foram salvas e protegidas graças às vacinas disponibilizadas. “A comemoração dos 50 anos do PNI é uma oportunidade não apenas de celebrar os avanços alcançados, mas, também, de refletir sobre os desafios futuros e a importância contínua da imunização para a saúde pública do Brasil“, destaca.

ESCOLAS QUE PARTICIPARÃO DA AÇÃO

  • Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor José Rebouças Macambira (Jardim Guanabara);
  • Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sagrado Coração (São João do Tauape);
  • Escolas de Tempo Integral José Carlos de Oliveira Neto (Antônio Bezerra);
  • Escola Municipal José Batista de Oliveira (Pan Americano);
  • Escola Municipal José Ayrton Teixeira (Novo Mondubim);
  • Centro de Educação Infantil Terezinha Parente (Lagoa Redonda).

REFORÇO NA IMUNIZAÇÃO

O PNI é uma estratégia do Ministério da Saúde para garantir a vacinação de toda a população. Criado em 1973, ele tem como objetivo principal controlar, eliminar e erradicar doenças por meio da imunização. O Plano Nacional é responsável por definir as vacinas disponíveis, os grupos prioritários e a logística de distribuição baseado em critérios epidemiológicos e científicos, levando em consideração a gravidade das doenças, o risco de transmissão e a eficácia das vacinas disponíveis. Para isso, são estabelecidos calendários de vacinação para diversas faixas etárias e grupos específicos, como gestantes, crianças, idosos e profissionais de saúde. As atividades de imunização no município de Fortaleza são coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria das Redes de Atenção Primária e Psicossocial (CORAPP).

Neste ano, foram realizadas diversas ações pela equipe de imunização municipal, como treinamentos dos profissionais que participam dos grupos táticos de imunização nas Coordenadorias Regionais de Saúde (Cores) e realização de encontros técnicos, a exemplo do I Fórum sobre Hesitação Vacinal e a assinatura do termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal com o Ministério Público do Ceará (MPCE). O ano de 2023 também está marcado pelo início da vacinação bivalente contra a covid-19 e a variante ômicron, além da antecipação da aplicação do imunizante contra influenza nas crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Outro marco importante é o início da vacinação contra Monkeypox na Rede Nacional de pessoas que vivem com HIV/Aids com primeira e segunda dose.