O governador Elmano de Freitas (PT) cumpriu uma agenda intensa de compromissos na China e retorna ao Ceará com parcerias importantes para a economia cearense. Os compromissos da comitiva cearenses começavam muito cedo e seguia, sem intervalos, até jantares de negócios. Conforme apurou o OPINIÃO CE, a avaliação foi muito boa por parte dos cearenses, que encontraram empresas chinesas interessadas em investir no Ceará. “Os chineses conhecem quem somos! Vimos muitas coisas que podem ser aplicadas em território cearense, empresas interessadas em se instalar no Estado. Foi uma agenda extremamente cansativa, mas muito positiva”, avaliaram os agentes públicos que viajaram.
Elmano desembarcou no Ceará na noite deste domingo, 17, e já se prepara para outros compromissos internacionais, em Cuba e nos EUA, alvos de intensas movimentações por parte do Governo Federal nos últimos dias. Nos Estados Unidos, o governador deve compor comitiva do presidente Lula (PT), que discursará, na terça-feira, 19, durante abertura da Assembleia Geral da ONU. O petista chegou em Nova York no sábado, 16, e tem compromissos até a próxima quinta, 21. Até lá, segundo o Planalto, deverá ter encontros com empresários e lideranças estrangeiras. Elmano, por sua vez, cumpre outra agenda internacional para buscar investimentos para o Ceará.
O governador cearense havia embarcado rumo à China no último dia 7 de setembro. A visita do chefe do Executivo teve como foco a pauta da transição energética. Em sua primeira atividade no país, já no domingo do dia 10, Elmano visitou a Zona de Demonstração de Hidrogênio para Energia do Distrito de Daxing, na capital, Pequim. No último sábado, dia 16, penúltimo dia da viagem, Elmano voltou a se reuniur para discutir pauta relacionada à transição energética. O encontro, dessa vez, foi com a diretoria da Jiangsu Guofu Hydrogen Energy Equipment Co. Ltd, em Xangai, empresa fornecedora de soluções integradas para a cadeira de equipamentos de energia de hidrogênio.
A agenda do governador no país asiático também pautou assuntos como construção civil, tecnologia, saúde e financiamento de projetos por bancos. O OPINIÃO CE listou os principais compromissos, parcerias firmadas e projeções para implantação de tecnologias no Ceará.
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Principal pauta de Elmano na China, a transição energética tem sido um dos pontos mais destacados em seu Governo. O Ceará é o Estado brasileiro que possui mais memorandos de intenção assinados para a produção de Hidrogênio Verde (H2V), totalizando 32 documentos até o momento. Logo nas primeiras agendas, Elmano visitou a Zona de Demonstração de Hidrogênio para Energia do Distrito de Daxing, em Pequim. “Iniciei a agenda na China em busca de mais investimentos para o Ceará”, publicou o governador em suas redes sociais. A produção de energia limpa, aliás, fez com que o governador demonstrasse o interesse em estreitar os laços com o desenvolvimento e implementação de um intercâmbio entre as universidades da China e do Ceará.
“Foi um momento de troca de experiências nessa área que tem se consolidado no Ceará. O nosso Estado tem grande potencial na produção de energia renovável. O objetivo é fortalecer o intercâmbio entre as universidades da China e do Ceará para troca de tecnologia e conhecimento na área”, relatou.
Na segunda-feira, dia 11, Elmano visitou a sede da SPIC, subsidiária da State Power Investment Corporation of China (Spic). Em abril deste ano, ele assinou um memorando de entendimento para desenvolver projeto de geração de energia renovável em terra e no mar, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Grande Fortaleza. O acordo prevê estudos de viabilidade para a geração de energia solar, parques eólicos no mar e a produção de hidrogênio verde e azul. Na sexta, dia 15, em visita à fábrica do Grupo Envision, Elmano conheceu o processo de confecção de turbinas eólicas, de eletrolisadores para produção de hidrogênio, de baterias para veículos elétricos e de outros produtos voltados à transição energética. Segundo o gestor, o encontro foi uma chance de “buscar desenvolvimento sustentável para o Estado e mais oportunidades para os cearenses”.
Já no último fim de semana, no sábado, 16, a comissão se reuniu com a diretoria da Jiangsu Guofu Hydrogen Energy Equipment Co. Ltd (GUOFUHEE), em Xangai, empresa que possui mais de 400 patentes de produtos, como o sistema de eletrólise para geração de hidrogênio, planta de hidrogênio líquido e contêineres de armazenamento e transporte. Durante a reunião, foi discutida a instalação de uma fábrica na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no CIPP. Também entraram na pauta avisos de cooperação para o fornecimento de sistemas para os projetos do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.
CONSTRUÇÃO CIVIL
Outro setor colocado em pauta na agenda do governador foi o da construção civil. No dia 11, Elmano visitou a fábrica da Sany Construções, em Pequim, onde conheceu a tecnologia de produção de pré-moldados para a construção de habitações populares. Segundo o petista, o objetivo é identificar potencial para a instalação de uma fábrica desse tipo no Porto do Pecém, na Grande Fortaleza. No mesmo dia, foi assinado memorando de entendimento para a participação da CITIC Group – empresa de investimento estatal da República Popular da China – na elaboração de estudo de viabilidade para a construção de unidades de habitações sociais e escolas em tempo integral no Ceará.
Nas últimas semanas, foram anunciadas 22 novas escolas em tempo integral e 1.088 novas moradias do “Minha Casa, Minha Vida” para o Ceará por meio de parceria com o Governo Federal.
SAÚDE
Na quarta-feira, dia 13, a pauta da vez foi saúde, em visita ao Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen. Na ocasião, o governador anunciou parceria para o intercâmbio de médicos do Hospital da Messejana para a unidade chinesa. “Médicos do Hospital da Messejana estarão aqui para trocar experiências e conhecimentos, para atender o povo do Ceará”, destacou. A unidade chinesa conta com mais de 1000 médicos e enfermeiros, 16 salas cirúrgicas e 600 leitos, sendo responsável pela realização de mais de 6 mil cirurgias cardíacas por ano, das quais 600 são transplantes de coração. No total, o hospital atende mais de 200 mil pacientes por ano. O intercâmbio no Ceará durará seis meses.
FINANCIAMENTO DE PROJETOS
O governador, durante o período na China, também realizou visita a bancos. Na última sexta-feira, 15, Elmano se encontrou com representantes do banco chinês Bank of China International (BOCI). Segundo o petista, o momento foi fundamental para discutir projetos que beneficiem o Ceará. “O objetivo foi dialogar sobre o modelo de atuação do banco para financiamento de projetos, captação de investimentos, desenvolvimento de infraestrutura e serviços internacionais”, disse. Subsidiário do Bank of China, o BOCI foi um dos primeiros bancos de investimento estabelecidos na China e é um dos maiores e mais fortes bancos internacionais atuando no mercado de offshore.
A comitiva também visitou o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição voltada para o desenvolvimento, criada pelo BRICS. O acordo que instalou o NDB foi assinado na Cúpula de Fortaleza, no dia 15 de julho de 2014. “O objetivo [da visita] é mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do BRICS e em outros países em desenvolvimento de economias emergentes”.
“No encontro, dialogamos sobre investimentos no Ceará nas áreas de infraestrutura, energia renovável e projetos sustentáveis”, concluiu Elmano.
TECNOLOGIA
Na quinta-feira, dia 14, Elmano visitou a sede da BYD, empresa de veículos elétricos localizada em Shenzhen. A montadora já atua no Ceará, mediante parceria com o Governo para a fabricação de carros elétricos da polícia. Na China, o petista conheceu a cadeia produtiva da companhia. A produção da montadora é composta por quatro vertentes, a fabricação de bateria, a mobilidade sobre trilhos, a produção de energias renováveis e equipamentos eletrônicos. Segundo Elmano, “a visita foi uma oportunidade para dialogar sobre a ampliação de parcerias com a BYD e conhecer a experiência da empresa na China”.
No mesmo dia, o chefe do Executivo visitou a Huawei, empresa com mais de 120 mil patentes em diversos segmentos. Na ocasião, o representante da gigante de tecnologia no Brasil, Sun Baocheng, apresentou tecnologias aplicadas à segurança pública, conectividade rural e serviços hospitalares, recursos que podem ser implantados no Ceará.
