O cearense que fundou o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Casimiro Montenegro Filho, ganhará uma biografia escrita pelo jornalista Fernando Morais. Montenegro, ex-aviador militar, faleceu no ano 2000, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A obra será lançada no dia 10 de novembro, e já pode ser comprado em pré-venda, através do seguinte link.
Natural de Fortaleza, o cearense fundou, além do ITA, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA), instituição embrião da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer). Nascido em 1904, filho de Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro e de Maria Emília Pio Brasil. Montenegro Fez seus primeiros estudos na Capital cearense, mas aos 19 anos, contrariando o seu pai, viajou para a cidade do Rio de Janeiro para tornar-se militar.
CONFIRA A SINOPSE
“Casimiro Montenegro Filho, menino tímido, magro e de olhos azuis, não estava entre os melhores alunos da classe, mas tinha sonhos ambiciosos: queria ser piloto. Aos dezenove anos o rapaz cearense partiu para o Rio de Janeiro e se inscreveu na Escola Militar de Realengo. Ali começaria uma trajetória que passaria por momentos cruciais da história política do país e seria de grande contribuição para a consolidação da aviação brasileira.
Em junho de 1931, Montenegro embarcou no Curtiss Fledgling vermelho e amarelo para realizar o primeiro voo de um projeto que era caro ao aviador militar: a criação de um serviço postal aéreo que pudesse alcançar os rincões do país, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a unidade nacional.
Biografia ímpar de personagem pouco conhecido, “Montenegro: As aventuras do marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil” conta percalços e conquistas do marechal que articulou o serviço postal hoje conhecido como Correio Aéreo Nacional e fundou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Uma trajetória de dedicação e pioneirismo, em que não faltam obstáculos de ordem governamental e militar e aventuras de toda sorte.”
