O deputado estadual Osmar Baquit (PDT) disse, ao OPINIÃO CE, estar próximo a um acordo para apoiar o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD), para as eleições no município em 2024. “Eu tenho um caminho muito aberto e próximo ao prefeito”, disse. Natural da cidade do Sertão Central, Baquit afirmou que deve decidir a situação até o final do ano de 2023.
“Alguns amigos próximos do Ricardo e meus, eleitores que votaram nele e em mim para deputado estadual, começaram a fazer uma aproximação”, afirmou. “Nós estamos conversando e, no momento certo, eu farei uma colocação”, completou o parlamentar.
Ainda segundo o quixadaense, a conversa para sacramentar o apoio já está “bem adiantada”, mas para ele chegar a uma decisão, ainda seria preciso conversar com mais nomes. “Vou ter que conversar com aliados meus. (…) Anúncio será até o final do ano, se der certo anunciar”, finalizou o deputado estadual.
BAQUIT
Próximo ao Governo do Estado, Baquit é o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e tem lugar de destaque no parlamento. O deputado participa das principais agendas do Executivo estadual, é voz ativa em defesa do Governo e acompanha de perto a agenda do presidente da Casa e prefeiturável em 2024, Evandro Leitão. Faltando um ano para o pleito de 2024 e próximo à janela partidária, os quadros já se mexem de olho em uma possível sucessão a Evandro. Nos últimos dias, por exemplo, Leitão assumiu o Governo durante viagens de Elmano de Freitas (PT) à China e Jade Romero (MDB) a países europeus.
O primeiro vice-presidente, Fernando Santana (PT), assumiu o posto de Evandro, que retoma ao Legislativo nesta semana. Por tradição, o partido com mais deputados na Casa fica com a cadeira da presidência – atualmente, o PDT. No entanto, há uma discussão para que o bloco liderado pelo PT (PT/PCdoB/PSD/PMN/PSDB/Cidadania) ganhe mais centralidade nessa decisão.
