O Ferroviário decide neste sábado, 16, o segundo jogo da final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Valendo título, a partida contra a Ferroviária/SP será disputada no Estádio Presidente Vargas (PV), às 16 horas. No jogo de ida, o de ida entre as equipes terminou empatado por 0 a 0, em confronto com direito a gol anulado do Tubarão da Barra. A disputa pela taça será transmitida pelas emissoras locais TVC e TV Jangadeiro.
NOVO TÍTULO
O Ferroviário busca o segundo campeonato da quarta divisão, feito até agora não conseguido por nenhum time. Em 2018, no primeiro título nacional Tubarão da Barra em sua História, o elenco coral bateu o Treze, em Campina Grande-PB.
Em 2018, o Ferroviário, após oito anos sem disputar o Campeonato Brasileiro, por ter sido vice-campeão cearense no ano anterior, retornou a uma disputa nacional integrando a Série D, ao lado do Guarani de Juazeiro, e sagrou-se campeão brasileiro.
Naquele ano, o Ferrão foi líder do grupo na primeira fase, em uma chave que tinha 4 de Julho/PI, Interporto/TO e Cordino/MA. O Ferroviário passou, para etapas seguintes, mais uma vez enfrentando o Cordino do Maranhão. Em seguida, eliminou o Altos do Piauí, passando ás quartas-de-final contra Campinense da Paraíba, quando conseguiu o acesso à Série C.
O Tubarão da Barra fez a semifinal contra o São José do Rio grande do Sul, até enfrentar, ganhar e ser campeão brasileiro em cima do Treze/PB, na final disputada em Campina Grande, cidade paraibana localizada na Serra da Borborema.
CAMPANHA INVICTA EM 2023
Disposto a repetir o feio de 2018, o Ferroviário foi o melhor clube da Série D 2023, na primeira fase. Fez uma boa campanha e conseguiu a vaga na final e o acesso à Série C de 2024, conquistada nas quartas de finais. Na fase de grupos, o Ferrão terminou isolado na liderança do Grupo 2. Fez 36 pontos, de 42 possíveis, em 14 jogos, vencendo 11 partidas e empatando três.
Na segunda fase, iniciando o mata-mata, o Ferroviário venceu o Princesa do Solimões por 3 a 0 na volta, depois de empatar por 1 a 1 na ida. Assim fez nas oitavas de finais, empatando por 0 a 0 com o Nacional de Patos-PB e venceu por 3 a 1 na volta.
Nas quartas de finais foi um pouco mais complicado se classificar. Empatou por 1 a 1 na ida contra o Maranhão e na volta também, resultado que levou a decisão para a disputa de pênaltis. Nas cobranças, o Ferroviário acertou todos os chutes e venceu por 3 a 0. E na semifinal despachou o Caxias do Rio Grande do Sul, no último domingo, 10, no PV, com gol de Ciel, de cabeça, aos 58 minutos do segundo tempo.
A FINAL
Apesar de ter dominado a partida de ida e jogado melhor que a Ferroviária, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, a primeira partida das finais terminou com empate sem gols, na última quarta-feira, 13. O resultado deixou a decisão “aberta”. Quem vencer, fica com o título. Caso o jogo termine novamente empatado, o campeão da Série D 2023 será conhecido após o final da disputa de pênaltis.
O goleiro Douglas Dias, herói do Ferrão no acesso à Série C, nas cobranças de pênaltis pelas quartas de finais, não disputou o jogo ida, por conta de lesão grau II no quadríceps. Além dele, outros quatro atletas também não foram relacionados. São eles: Mattheus Silva (lateral-esquerdo), Lincoln (volante), Maycon Lucas (volante) e Deizinho (atacante). Desses, apenas Lincoln é certeza de volta ao gramado.
Para o jogo deste sábado, a expectativa é que o técnico Paulinho Kobayashi leve a seguinte escalação inicial: Igor Rayan; Wesley, Alisson, Éder Lima e Brayan; Lincoln, Felipe Guedes, Tarcísio (Maycon Lucas) e Gabryel Martins; Ciel e Kadu Barone.
