O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira, 14, o projeto de lei que eterniza o padre Cícero Romão Batista, conhecido como ‘Padim Ciço’, como herói do Brasil. O projeto inscreve o nome do beato cearense no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Após a aprovação no Senado, a proposta segue para aprovação presidencial. A proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados pelo deputado José Guimarães (PT) em maio deste ano e seguiu para o Senado com a relatoria do senador Cid Gomes (PDT). O parlamentar pontua o simbolismo do Padre Cícero para muitos fiéis católicos e exalta a sua trajetória de milagres.
“No dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade, Padre Cícero veio a falecer. Não obteve em vida a reconciliação com a Igreja Católica, a qual só ocorreu em 2015, por meio do perdão oficial do Vaticano. Em 2022, foi autorizado o início do processo de beatificação, fato celebrado por milhares de pessoas”, afirma Cid Gomes (PDT), relator da proposta.
Ver essa foto no Instagram
PADRE CÍCERO
Padim Ciço nasceu em 24 de março de 1844 no Crato, também no Cariri, quando jovem cursou o seminário católico em Fortaleza e foi ordenado padre em 1870, aos 26 anos. Em Juazeiro do Norte, conquistou a simpatia da população e desenvolveu um intenso trabalho pastoral por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares. O beato faleceu aos 90 anos de idade em Juazeiro do Norte, que é marcada por ter uma grande estátua do padre, e até hoje milhares de fiéis visitam seu túmulo na capela do socorro. Em março, festejos e comemorações tomam conta das ruas na Romaria de Padre Cícero.
