Visando promover a inclusão e igualdade de oportunidades de Pessoas com Deficiência (PCD) no esporte, o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc Ceará) vai realizar competição paradesportiva a partir desta quinta, 14. Em parceria com a Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul), esta será a primeira edição dos Jogos Paradesportivos Sesc Ceará. A competição tem 929 participantes já inscritos. A abertura oficial será às 17h, na unidade do Sesc Fortaleza, no Centro da Capital.
Os jogos acontecem até a próxima quinta, 21, sendo realizados nas unidades do Sesc em Fortaleza e na Caucaia; na Unifor; na Beira-Mar; e no Centro de Formação Olímpica (CFO). Ao todo, serão disputadas 21 modalidades divididas em dois formatos: “competição” e “vivência”.
No primeiro, os jogos ocorrem de acordo com as regras de cada modalidade, com os três primeiros colocados ganhando medalhas e com a entrega de troféus, entregues para o campeão e o vice-campeão das modalidades coletivas. Já no formato “vivência”, os participantes podem ser com deficiência e sem deficiência na mesma modalidade. Neste estilo, os participantes vão vivenciar de maneira recreativa, conhecendo vários aspectos das práticas, com todos os participantes recebendo medalhas.
MODALIDADES
Competição:
- Basquete em Cadeira de Rodas (coletivo);
- Futebol de Cegos (coletivo);
- Futebol para Amputados (coletivo);
- Futebol para PC (coletivo);
- Futsal D.I. (Deficiência Intelectual) (coletivo);
- Futsal D.A. (Deficiência Auditiva) (coletivo);
- Parabadminton (individual);
- Tênis de Mesa Paralímpico (individual);
- Bocha Adaptada (individual);
- Paratletismo (individual);
- Paranatação (individual);
- Remo (individual);
- Xadrez Adaptado (individual);
Vivência:
- Esgrima em Cadeira de Rodas;
- Remo;
- Judô;
- Halterofolismo;
- Natação (prova de 25 mins);
- GoalBall;
- Handebol;
- Power Soccer.
Segundo Arquimedes Pinheiro, gerente do programa Lazer do Sesc Ceará, o objetivo é promover a inclusão social através da democratização do acesso ao paradesporto de qualidade. Ainda conforme o gerente, tal realização contribui para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras dos participantes, resultando em “melhor qualidade de vida”, além de capacitação e divulgação de práticas paradesportivas no Estado do Ceará.
“O evento visa desenvolver a autoestima dos jovens com deficiência por meio do esporte, reconhecendo suas possibilidades e potencialidades, além de proporcionar melhoria geral da aptidão física, grandes ganhos da independência e autoconfiança para a realização de atividades diárias”, disse.
ABERTURA
A abertura, às 17h desta quinta, vai ter a presença do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio Ceará), o deputado federal Luiz Gastão (PSD), além de diretores regionais do Sistema. Segundo a assessoria do evento, o governador em exercício, Evandro Leitão (PDT), foi convidado. Após a abertura, com as falas das autoridades, será realizado um jogo de handebol com direito a premiação no final.
