Neste mês de setembro, será lançado o projeto audiovisual “Sons da Butija”, da Orquestra Popular do Nordeste (OPN), criada pelo músico cearense Pedro Madeira. O primeiro episódio será lançado neste domingo, 17, às 15h, no canal do OPN no YouTube. Os capítulos serão lançados aos domingos. Com o formato de “videocast”, serão quatro episódios de 45 minutos cada, que irão reunir nomes como Macaúba do Bandolim, Carlos Patriolino, Mel Mattos, Marcos Café, Caru Lina, Thiago Almeida, Fabíola Líper, Paulo Matheus e Luciano Raulino. Segundo Pedro Madeira, a iniciativa de pesquisa vem sendo desenvolvida desde a pandemia de covid-19.
“Assim, poderíamos expandir a pesquisa da Orquestra, registrando memórias de nossos mestres como também dos artistas que trabalhamos recentemente”, disse. “Nesses quatro episódios, além de muita música, teremos uma conversa especial com músicos que se destacam em espaços variados da nossa cena cultural”, completou o criador do podcast.
PEDRO MADEIRA
Atualmente trabalhando com trilha sonora em projetos audiovisuais, Madeira é compositor, professor, pesquisador e multi-instrumentalista. Graduado como Bacharel em Composição Musical na Universidade Estadual do Ceará (Uece), o artista já participou do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes em 2017 e dirigiu diversos trabalhos entre concertos, pesquisas e publicações.
Dentre os projetos de destaque de Pedro Madeira, estão: lançamento da Biografia de Belchior – Um Rapaz Latino Americana; 40 anos do disco Maraponga de Ricardo Bezerra e Fagner; transcrição e publicação de três livros de mestres do choro cearense como Tarcísio Sardinha, Macaúba do Bandolim, Carlinhos Patriolino, dentre outros concertos especiais e participações em espetáculos.
