O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), reuniu-se nesta quarta-feira, 13, com dirigentes da operadora TIM para discutir a ativação do serviço 5G em todos os 121 bairros da capital cearense. Durante o encontro, os representantes da TIM destacaram o potencial de inovação da cidade como a principal motivação para esse investimento significativo. O prefeito enfatizou que a ampliação do serviço beneficiará a população, proporcionando um acesso à internet de alta qualidade e estimulando a geração de mais oportunidades e empregos. Sarto expressou seu entusiasmo com essa expansão.
“Essa é uma ótima notícia para a cidade, pois representa a democratização do serviço para moradores de todos os bairros. A expansão do sinal 5G contribui com a qualidade de acesso à internet, proporciona uma melhor experiência e ainda estimula empreendedores que desejam investir em tecnologia nas comunidades, o que significa mais oportunidades e empregos”. Com esse investimento em Fortaleza, a TIM tem como objetivo possibilitar novas oportunidades de navegação, com velocidades que podem superar 1 Gbps, quase cem vezes maiores do que as registradas com o 4G.
Para Fábio Avellar, Chief Revenue Officer da TIM, ter a rede de quinta geração em 100% dos bairros de Fortaleza destaca o caráter inovador da cidade, em sintonia com os pilares da operadora. “Temos atuado com uma visão de longo prazo. Nosso objetivo é fornecer aos clientes uma cobertura robusta, que permita uma melhor experiência de conexão para pessoas e empresas”. Além de Fortaleza, Salvador (BA), Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também já contam com o 5G da TIM em todos os bairros. As demais capitais do Nordeste estão com planos de expansão em andamento.
A reunião contou com a presença do vice-presidente de Receitas da TIM, Fábio Avellar, o diretor comercial da operadora, Bruno Talento, o gerente de Redes, Gustavo Maciel, o gerente nacional de Relações Institucionais, Felipe Leão, o head de vendas corporativas, Sandro Cortez, o executivo de Contas Governo, Glayson Araújo, e a gerente de Marketing, Nathalia Cimi.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a ativação do 5G em toda a cidade representa um passo importante para impulsionar a conectividade e a inovação. Além de beneficiar os consumidores finais, essa tecnologia tem o potencial de transformar o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e impulsionando o uso de soluções relacionadas à Internet das Coisas. Isso pode estimular o crescimento de setores cruciais da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros.
