O estado do Ceará permanece entre os estados com as melhores práticas de gestão financeira do País. O reconhecimento veio por meio do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que posicionou o Ceará como o sexto mais sólido fiscalmente no Brasil.
No Nordeste, o Ceará ocupa a 2ª posição. A informação foi compartilhada pelo governador Elmano de Freitas (PT), nesta terça-feira, 12, em suas redes. Elmano segue em missão oficinal na China até a próxima sexta-feira, 15.
Evandro Leitão, governador interino, durante a inauguração de uma nova unidade do Detran, na tarde desta quarta-feira, 13, comentou sobre o reconhecimento na gestão fiscal. “Nosso grande objetivo é dar qualidade de vida para nossos irmãos cearenses. E dar qualidade de vida é darmos uma boa educação, é nós termos uma boa rede pública na área da saúde, é nós termos uma boa infraestrutura de estradas, de pavimentações, é nós termos a condição de estarmos acolhendo aqueles mais vulneráveis, aqueles que mais precisam das políticas públicas sociais no estado do Ceará. Isso tudo se deve a essa gestão fiscal realizada por nós”, destacou.
Ainda conforme Evandro, nos últimos cinco anos, o Ceará foi o Estado que mais fez investimentos. O reconhecimento da gestão fiscal do governo estadual é destacada numa pesquisa, após ter sido objeto de críticas pela oposição.

INDICADORES
Os indicadores avaliados pelo CLP são educação, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental, inovação, infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, eficiência da máquina pública, potencial de mercado e capital humano. Essa classificação destaca a responsabilidade fiscal e a eficácia na gestão financeira do Estado, reforçando sua capacidade de atrair investimentos.
Durante sua estadia na China, o governador tem se reunido com empresários locais e visitado empreendimentos, com o objetivo de atrair novos investimentos para o Ceará. Essa iniciativa busca não apenas fomentar o desenvolvimento econômico, mas também fortalecer ainda mais a solidez fiscal do estado, contribuindo para a geração de empregos e o crescimento sustentável da região, além de consolidar o Ceará em posição de destaque no cenário nacional e internacional.
DESAFIOS E POTENCIAIS
Em relação as potencialidades do Ceará, conforme os critérios avaliados pelo CLP, o Estado ficou em 4º lugar em educação, analisando dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); 12º em sustentabilidade nacional, considerando a velocidade do desmatamento, preservação da vegetação pelos imóveis rurais; 13º em inovação, por meio da pesquisa científica e programas de bolsas para Mestrado e Doutorado; 14º em infraestrutura, observado pela qualidade da energia elétrica e conexão das redes periféricas por meio de fibra óptica; e 14º também na sustentabilidade social, que observa cobertura vacinal e trabalho escravo.
Já entre os desafios, o Ceará ocupa a 19ª posição no Capital Humano, que analisa custo de mão de obra e inserção econômica; 18ª em potencial de mercado, que considera o comprometimento de renda e qualidade de crédito para pessoa física; 17º na eficiência da máquina pública, por meio do Índice de Transparência e Custo do Legislativo/PIB; e a 16ª posição na Segurança Pública, que observa questões como violência sexual e a qualidade da informação de criminalidade.
