Menu

Ceará é segundo do Nordeste em gestão fiscal, mostra Ranking de Competitividade

Foto: Reprodução/Governo do Ceará/Yuri Leonardo

O estado do Ceará permanece entre os estados com as melhores práticas de gestão financeira do País. O reconhecimento veio por meio do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que posicionou o Ceará como o sexto mais sólido fiscalmente no Brasil.

No Nordeste, o Ceará ocupa a 2ª posição. A informação foi compartilhada pelo governador Elmano de Freitas (PT), nesta terça-feira, 12, em suas redes. Elmano segue em missão oficinal na China até a próxima sexta-feira, 15.

Evandro Leitão, governador interino, durante a inauguração de uma nova unidade do Detran, na tarde desta quarta-feira, 13, comentou sobre o reconhecimento na gestão fiscal. “Nosso grande objetivo é dar qualidade de vida para nossos irmãos cearenses. E dar qualidade de vida é darmos uma boa educação, é nós termos uma boa rede pública na área da saúde, é nós termos uma boa infraestrutura de estradas, de pavimentações, é nós termos a condição de estarmos acolhendo aqueles mais vulneráveis, aqueles que mais precisam das políticas públicas sociais no estado do Ceará. Isso tudo se deve a essa gestão fiscal realizada por nós”, destacou.

Ainda conforme Evandro, nos últimos cinco anos, o Ceará foi o Estado que mais fez investimentos. O reconhecimento da gestão fiscal do governo estadual é destacada numa pesquisa, após ter sido objeto de críticas pela oposição.

Foto: Divulgação

INDICADORES

Os indicadores avaliados pelo CLP são educação, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental, inovação, infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, eficiência da máquina pública, potencial de mercado e capital humano. Essa classificação destaca a responsabilidade fiscal e a eficácia na gestão financeira do Estado, reforçando sua capacidade de atrair investimentos.

Durante sua estadia na China, o governador tem se reunido com empresários locais e visitado empreendimentos, com o objetivo de atrair novos investimentos para o Ceará. Essa iniciativa busca não apenas fomentar o desenvolvimento econômico, mas também fortalecer ainda mais a solidez fiscal do estado, contribuindo para a geração de empregos e o crescimento sustentável da região, além de consolidar o Ceará em posição de destaque no cenário nacional e internacional.

DESAFIOS E POTENCIAIS

Em relação as potencialidades do Ceará, conforme os critérios avaliados pelo CLP, o Estado ficou em 4º lugar em educação, analisando dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); 12º em sustentabilidade nacional, considerando a velocidade do desmatamento, preservação da vegetação pelos imóveis rurais; 13º em inovação, por meio da pesquisa científica e programas de bolsas para Mestrado e Doutorado; 14º em infraestrutura, observado pela qualidade da energia elétrica e conexão das redes periféricas por meio de fibra óptica; e 14º também na sustentabilidade social, que observa cobertura vacinal e trabalho escravo.

Já entre os desafios, o Ceará ocupa a 19ª posição no Capital Humano, que analisa custo de mão de obra e inserção econômica; 18ª em potencial de mercado, que considera o comprometimento de renda e qualidade de crédito para pessoa física; 17º na eficiência da máquina pública, por meio do Índice de Transparência e Custo do Legislativo/PIB; e a 16ª posição na Segurança Pública, que observa questões como violência sexual e a qualidade da informação de criminalidade.