A senadora Augusta Brito (PT) disse não estar “rivalizando diretamente com ninguém” para uma das vagas do Senado Federal nas eleições de 2026. O deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo Lula (PT) na Câmara, já verbalizou o interesse em disputar uma das vagas do Estado no Senado. Ao OPINIÃO CE, Augusta informou que as idas às plenárias do PT são para fortalecer o partido nas próximas eleições, não tendo a ver com disputas eleitorais.
“A intenção de estar participando [das plenárias] é viabilizar e fortalecer as eleições do próximo ano. Não estou pensando ainda daqui a quatro anos, que tudo pode acontecer e temos que dar o tempo para acontecer na hora certa”, afirmou a senadora.
Ainda sobre o assunto, Augusta diz não ver uma divisão dentro da legenda. “Agora que estou fazendo um ano no PT”, lembrou a senadora que deixou o PCdoB em março do ano passado. “Me sinto bem acolhida por todos, pelo Guimarães e especialmente pelo meu grande líder, o ministro Camilo Santana”, completou.
A senadora iniciou sua trajetória na Casa do Congresso Nacional por ser suplente do eleito senador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT). No fim do ano passado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o ex-governador do Ceará para assumir o Ministério da Educação (MEC). “Vamos ver quais são as orientações do Camilo, o que ele quer e o que o partido vai decidir. Obviamente, ouvindo a todos”, apontou Augusta.
Questionada sobre uma possível filiação ao PT do líder do Governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa cearense, Romeu Aldigueri (PDT), a senadora se mostrou favorável. “Concordo plenamente. Ele é uma ótima pessoa e faz um ótimo trabalho como líder do Governo Elmano. Se ele achar que deva vir para o partido, será muito bem recebido”, afirmou.
