Desde que encerrou o jogo entre Ceará e Criciúma pela Série B do Campeonato Brasileiro, no último dia 2 de setembro deste ano, a Arena Castelão, em Fortaleza, vem passando por uma intensiva série de cuidados, por meio de procedimentos que incluem poda, adubação granulada e líquida, irrigação, correção de falhas e outros, tudo para garantir as melhores condições possíveis para os jogos dos clubes cearenses. As intervenções estão sendo possíveis devido à pausa de 11 dias para a Data Fifa, período reservado para a realização de partidas e amistosos das seleções, que segue até esta quarta-feira, 13, antes da partida entre Fortaleza e Corinthians pela Séria A do Brasileirão.
A Superintendência de Obras Públicas (SOP), em colaboração com a Secretaria do Esporte (Sesporte), está à frente do cronograma de manutenção e trabalhando em parceria com os clubes e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para garantir que o gramado esteja nas melhores condições possíveis para as próximas partidas da Copa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro. “Estamos com uma boa expectativa. Temos realizado adubação granulada duas vezes por semana, adubação líquida dia sim dia não, e isso tem resultado em uma qualidade melhor do campo. Hoje, o estádio tem plenas condições de receber partidas pela Série A, B, Sul-Americana e demais competições”, afirma o superintendente da SOP, Quintino Vieira.
Desde a sua reabertura, em março, a Arena Castelão já sediou 39 jogos em seis competições diferentes, consolidando seu lugar como um dos estádios mais ativos do país neste período. O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, também elogiou o desempenho do campo, especialmente após o jogo da Sul-Americana: “Estamos trabalhando e melhorando cada vez mais a condição do gramado, e isso foi verificado no jogo da Sul-Americana. Melhoramos a qualidade de tração, especialmente nas áreas com sombreamento, e temos observado essa melhora até no toque de bola dos jogadores”.
MAIS INVESTIMENTOS
Além da atenção ao gramado, a Arena Castelão está passando por outros investimentos, incluindo a manutenção do sistema de som e a substituição da iluminação do campo, com conclusão prevista para outubro. Para novembro, estão planejadas a substituição dos placares eletrônicos, a instalação de um novo sistema de geradores e a iluminação cênica do estádio. Com esses esforços, a Arena Castelão visa oferecer uma experiência de alta qualidade tanto para jogadores quanto para torcedores.
