Menu

Evandro evita conflito com Figueiredo e diz ter “convicção” que processo no PDT será resolvido

Foto: Beatriz Boblitz

O governador em exercício, Evandro Leitão, segue no impasse para definir seu destino partidário. O presidente do Legislativo cearense deixou o PDT no fim de agosto, mas segue encontrando resistência da direção nacional, na figura do presidente em exercício, deputado federal André Figueiredo – o presidente nacional, Carlos Lupi, ocupa um Ministério no Governo Lula (PT). “O André, eu acredito que ele, como presidente do partido, esteja seguindo os ditames do estatuto do PDT, aquilo que o colegiado, pelo menos, acredito, está a imaginar. Mas eu tenho absoluta convicção que, no que depender dele, André, vamos dar encaminhamento solucionando toda essa questão”, disse Evandro ao OPINIÃO CE.

O governador em exercício iniciou, nesta segunda, 11, uma agenda de compromissos intensos como governador em exercício, processo que deixa seu nome ainda mais em evidência para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. Elmano de Freitas (PT) e Jade Romero (MDB) cumprem agendas oficiais fora do País. Evandro deve ficar no Executivo cearense por cerca de 10 dias, cumprindo uma série de eventos em Fortaleza e no Interior do Estado.

Tendo uma relação de proximidade com o deputado federal André Figueiredo, uma das lideranças que o levaram ao PDT, juntamente com o presidente estadual em exercício, senador Cid Gomes, Evandro diz “confiar” na postura do ex-correligionário. O deputado federal, no entanto, faz jogo duro para a liberação de Evandro. “Nós vamos construir de forma muito respeitosa com a direção do partido, com o deputado André Figueiredo, presidente em exercício da direção nacional. Vamos dialogar para que a gente encontre uma solução”, disse.

“Na esfera nacional, eu não tenho conhecimento. Digamos assim, dos atores que estão envolvidos. Quem eu conheço, particularmente, é o André. Os demais eu não tenho relações, eu não tenho contato, então, eu não posso falar”.

AGENDA

Nesta segunda, 11, Evandro iniciou sua agenda como governador fazendo um balanço das filas de cirurgia no Estado. Segundo ele, o Ceará realizou 38 mil cirurgias de um total de 68 mil programadas, o que representa uma redução 55% na fila de procedimentos. Com a nova meta, o Estado precisa realizar mais 30 mil operações para encerrar as cirurgias dos pacientes que aguardam na fila. “Só aqui no Hospital Leonardo da Vinci são realizadas 30 cirurgias dia, está tudo acontecendo dentro do planejado pela secretaria de Saúde”, pontuou.

Logo depois, Evandro, a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, a senadora Augusta Brito e outras autoridades participaram de visita ao programa ‘Criando Oportunidades’, na capital cearense. “O criando oportunidades tem cursos como mecânica, confeitaria, cabeleireiro, manicure, maquiagem, gastronomia, entre outros. Além disso, o beneficiário recebe o kit para montar o seu primeiro negócio. Perspectiva de vida e liberdade econômica”, disse Onélia Santana. “Dentro de tantas pautas, o Evandro escolher aqui, mostra que ele sabe a transformação e as oportunidades de ações para crianças, jovens e mulheres.

Ainda pela manhã, o governador em exercício cumpre agenda em uma cozinha do programa Ceará Sem Fome, em Fortaleza. Pela tarde, Evandro visita obra em uma escola no Conjunto Ceará. Às 16h30, está programado encontro com deputados e deputadas no Palácio da Abolição.