A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e do Comitê de Responsabilidade Social, participará presencialmente da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), que ocorrerá em Genebra, na Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro. A Alece é a única Assembleia Legislativa do Nordeste e está entre as sete assembleias do Brasil a participar do encontro, o primeiro ao nível global. A idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destaca que a conquista é reflexo das ações empreendidas pela gestão daquela casa legislativa em busca de uma cultura de paz, governança sistêmica, voltada aos critérios ESG, que consideram os aspectos ambientais, sociais e de governança.
“Será uma grande honra estarmos representando o parlamento cearense nesse encontro de grande renome internacional. Desde que o presidente Evandro Leitão assumiu a gestão da Assembleia Legislativa, firmamos o compromisso de adotar uma gestão sistêmica, voltada aos critérios ESG, fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dessa nova gestão, conseguimos alcançar resultados exitosos na sociedade cearense, os quais serão devidamente apresentados na 6ª Saeg, juntamente com as metas da Agenda 2030 da Alece”, assinalou Cristiane Leitão.
A Alece é a única a possuir um comitê de responsabilidade social. No parlamento cearense, o órgão tem a finalidade de sistematizar, otimizar e gerenciar as ações na área social da casa legislativa, assim como ampliar a oferta dos serviços básicos e necessários para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores e da sociedade cearense. O Comitê de Responsabilidade Social da Alece foi criado em 2021, sendo fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Nesta sexta edição, a Saeg está organizada em sete eventos, sob o tema geral “Cooperação para a Capacitação e Avaliação da Agenda 2030 no Serviço Público”. Isso significa que a Alece está levando seu exemplo de governança para todo o mundo. Por meio da mudança de cultura organizacional, o Comitê de Responsabilidade Social atua com ações que envolvem a promoção da cultura de paz, saúde, educação, igualdade e prosperidade, proteção ao meio ambiente e ao clima e erradicação da pobreza, além de colaborar com comunidades e cidades mais sustentáveis, desenvolvidas e igualitárias.
A 6ª Saeg apresenta ainda como produto de sua realização a assinatura de um documento de intenções que sinaliza o compromisso das escolas de governo brasileiras de construírem capacidades na Agenda 2030 e no processo de cooperação com demais escolas de governo do País, por meio de quadro-compromisso que será apresentado na data de realização do evento.
