Menu

Elmano na China: missão passará por 5 cidades em encontros sobre moradia, educação e energia

O governador Elmano de Freitas (PT) voltará à China, em uma missão do próprio Governo do Estado, em busca de parcerias e investidores para diversos setores econômicos do Ceará. A viagem durará 10 dias, entre esta quinta-feira, 7, ao próximo dia 17 de setembro, e contará com agendas oficiais em pelo menos cinco cidades: Pequim, Fuzhou, Xiamen, Schenzen e Xangai. A comitiva do governador inclui empresários, dirigentes do Complexo Portuário do Pecém, secretários estaduais e o senador Cid Gomes (PDT), presidente da Comissão de Hidrogênio Verde no Senado Federal.

Durante a agenda, Elmano terá encontros com representantes de ao menos 2 bancos, empresas de tecnologia voltadas à educação, 2 empresas que fabricam painéis solares, sendo uma fabricante de carros elétricos e a outra, de aparelhos celulares. O OPINIÃO CE fez um mapeamento dos locais e mostra a relevância da viagem para a economia cearense.

No primeiro semestre, quando acompanhou o presidente Lula (PT) em uma missão ao país asiático, Elmano já tinha feito reuniões em Pequim, Schenzen e Xangai. O prefeito de Xiamen também chegou a vir ao Ceará, no primeiro semestre deste ano. Fuzhou é a capital da província de Fujian, com quem o Estado tem protocolos de cooperação assinados desde a década de 1990.

ENERGIA LIMPA

No próximo domingo, 10, Elmano visitará a Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio de Daxing, localizada nos subúrbios do sul de Pequim. A zona é um centro de pesquisa e desenvolvimento de hidrogênio e inclui um centro de abastecimento do combustível, um centro de trocas e exposições, incubadoras de P&D, entre outros serviços. A zona tem uma capacidade de produção diária de 4,8 toneladas de hidrogênio verde, contribuindo para a meta da China de aumentar significativamente a proporção de hidrogênio produzido a partir de energia renovável até 2035.

A China tem a maior indústria de hidrogênio verde do mundo e espera chegar, até 2025, a 1 trilhão de yuan, o equivalente a mais de R$ 680 bilhões de reais. Até 2050, espera-se que a energia de hidrogênio represente mais de 10% do seu sistema de energia geral. Na viagem que fez ao lado do presidente Lula, em abril deste ano, o Ceará assinou três acordos visando transição energética, porém, na oportunidade, Elmano não destacou sobre quais fontes de energia colocará à disposição dos investidores chineses. 

Ainda no domingo, Elmano deve visitar a empresa Sany, fabricante de máquinas para construção, como betoneiras, guindastes escavadeira, que vem na busca em se tornar líder global no fornecimento de equipamentos e serviços de energia limpa. Para isso, atuam impulsionados pela inovação, ênfase no desempenho de custo dos projetos, tornando-os competitivos no mercado global, e focando no serviço centrado no cliente. Conforme o vice-presidente sênior do grupo, Xu Ming, a empresa teve um crescimento de 330 vezes nas últimas duas décadas e mira no Brasil para ampliar suas ações.

Na agenda, Elmano deve abordar a questão da habitação. Conforme o governador, além do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, as parcerias asiáticas podem ajudar no desenvolvimento de um programa de habitação para Fortaleza e o interior do Estado. 

GERAÇÃO DE ENERGIA

Na segunda-feira, 11, Elmano de Freitas visitará a sede da SPIC, subsidiária da State Powernvestment Corporation of China (Spic), com a qual assinou, em abril deste ano, um memorando de entendimento para desenvolver em projeto de geração de energia renovável em terra e no mar, no Porto do Pecém, na Grande Fortaleza. O acordo prevê estudos de viabilidade para a geração de energia solar, parques eólicos no mar e a produção de hidrogênio verde e azul.

Fora da China, o Brasil abriga a principal operação da Spic no mundo. O objetivo da parceria é ampliar a atuação da empresa chinesa em projetos de hidrogênio verde. Essa é a segunda parceria firmada entre a SPIC Brasil e o Governo do Ceará em projetos de energia renovável. Em fevereiro deste ano, as duas partes assinaram um protocolo de intenções para a construção de um Parque Solar no município de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe.

EDUCAÇÃO

A educação cearense também está na pauta da viagem. Elmano visitará, no dia 12 de setembro, uma terça-feira, na cidade de Fuzhhou, a NetDragon, empresa de tecnologia especializada em games, que tem um braço dedicado à educação (com tecnologia). Seu sistema de serviços educacionais foi construído com hardware, software, plataforma e recursos com base nos segmentos de mercado que abrangem educação pré-primária, educação básica, ensino superior, educação vocacional, treinamento empresarial, educação não universitária e ao longo da vida.

Na terça-feira, 13, outra visita terá objetivos de parcerias para educação no Estado, no Centro de Inovação em Saúde Cardiovascular, que pertence ao BRICS. O equipamento já realizou dois intercâmbios acadêmicos sobre saúde cardiovascular nos países do bloco, que tiveram ampla resposta entre os especialistas cardiovasculares do grupo. O objetivo é que, no futuro, mais serviços médicos internacionais sejam oferecidos. A parceria pode não só a desenvolver as tecnologias para uso na saúde, como na formação de médicos por meio de instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Ceará (Uece). Logo após essa visita, Elmano participará de um encontro do BRICS.

Ainda na terça, em Xiamen, Elmano visitará a Zona de processamento de exportação (ZPE) da China. O equipamento tem 147 rotas comerciais nacionais e internacionais, alcançando 43 países e 139 portos, ocupando o 7º lugar na China e o 14º no mundo. Por meio da parceria, setores como turismo, educação e comercial podem ser desenvolvidos e ampliados.

Na quarta-feira, 14, Elmano visita os escritórios de pesquisa e desenvolvimento da empresa de tecnologia Huawei, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Em maio deste ano, o Governo do Ceará assinou um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento conjunto de ações de capacitação em TIC nas escolas e universidades existentes no Estado. Os objetivos da parceria são fomentar o treinamento de jovens em diferentes áreas profissionais e oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Conforme o Governo do Ceará, esta iniciativa será levada a toda rede estadual de educação.

No mesmo dia, Elmano deve visitar a BYD Co. Ltd, empresa chinesa de grande porte que produz carros elétricos e placas fotovoltácias, dentre outras coisas. É dessa empresa o novo modelo de viatura elétrica, que está em teste, pela Casa Militar do Governo do Ceará. O veículo tem autonomia para 400 km e possui dois modelos de recarga, o rápido – de 2 horas – e o prolongado, de até 8 horas.

Em 15 de setembro, o governador visitará, em Xangai, a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do BRICS, e jantará com membros do Bank of China Internacional Holdings Co. Ltd, uma subsidiária do Banco da China.