O desembargador cearense Teodoro Silva Santos foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma das duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além dele, dos quatro nomes em disputa, o mineiro Afranio Vilela foi o outro escolhido pelo petista.
Os dois indicados vão ocupar as vagas dos ministros Jorge Mussi, aposentado em dezembro de 2022, e Paulo de Tarso Sanseverino, falecido no dia 8 de abril. Ambos também haviam chegado ao STJ egressos da Justiça estadual. O desembargador cearense será o segundo magistrado do Estado no atual ministério do STJ, junto ao ministro Raul Araújo.
QUEM É TEODORO
Teodoro iniciou sua trajetória no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em 29 de abril de 2011, no qual passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça. Fundou a Comissão de Segurança Permanente do Judiciário, onde foi o primeiro presidente pelo período de sete anos. Foi corregedor-geral, vice-presidente do Colégio Nacional de Corregedores-Gerais do Brasil e coordenador da Comissão Permanente de Articulação Federativa e Parlamentar na Região do Nordeste no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Era presidente da 1ª Câmara de Direito Público do TJCE.
Natural de Juazeiro do Norte, no Cariri, o desembargador é bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
