A cidade de Fortaleza foi premiada nesta segunda-feira, 4, como primeira colocada no Brasil na categoria Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities, que reconhece os municípios com os melhores indicadores de desenvolvimento inteligente, sustentável e humano. A premiação, promovida pela Urban System e Necta, também destacou Fortaleza como a 4ª cidade em Tecnologia e Inovação, a 11ª em Mobilidade e a 18ª no Ranking Geral. A Capital cearense é a segunda do Nordeste e a primeira da região em Tecnologia e Inovação. Além disso, Fortaleza subiu da 11ª para a 9ª posição entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), destacou a importância deste prêmio como um reconhecimento dos esforços da prefeitura em inovar e promover o desenvolvimento da cidade, com foco na inclusão social. “Estamos investindo fortemente em políticas públicas que vêm transformando a vida dos fortalezenses. O primeiro lugar na categoria empreendedorismo traduz a capacidade e vocação para o trabalho da nossa gente, mas também é resultado de um trabalho e consistente para desburocratizar serviços e realizar ações de incentivo fiscal, contribuindo com um bom ambiente de negócios na Cidade”.
RANKING
O Ranking Connected Smart Cities analisa 11 eixos temáticos e 75 indicadores para avaliar o desenvolvimento das cidades em áreas como economia, social, inovação e mobilidade. Fortaleza se destacou em diversos aspectos, incluindo o fato de ser o município de maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste. O programa Juventude Digital, a participação no Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici) e o crescimento do número de startups na cidade foram mencionados como diferenciais da Capital cearense.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, destacou que as políticas públicas da prefeitura estão gerando empregos e oportunidades para os cidadãos.
“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública da Prefeitura de Fortaleza, que é de acreditar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada dez empregos -, acreditar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo, com oportunidade para todos. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste, a capital que mais gera empregos nas regiões Norte e Nordeste, com saldo de 91 mil empregos com carteira assinada só na gestão do prefeito José Sarto”.
Luís Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), celebrou o resultado da cidade no ranking e destacou o esforço contínuo de investimento em inovação. Ele mencionou o programa Inovafor, aprovado recentemente pela Câmara Municipal, como uma iniciativa que impulsionará a modernização e eficiência dos serviços públicos.
EMPREENDEDORISMO
Na área do empreendedorismo, Fortaleza tem investido em projetos como o Meu Bairro Empreendedor, que desenvolve centralidades econômicas em diversos bairros da cidade. Atualmente, a Prefeitura executa as obras deste projeto em mais seis bairros da cidade, são eles: Jangurussu, José Walter, Messejana, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna e Pirambu. Além disso, a gestão municipal também tem promovido a capacitação de microempreendedores e incentivado o crédito orientado por meio de programas como Nossas Guerreiras, Costurando o Futuro, Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.
Um exemplo de sucesso é Juliana Vieira, que recebeu apoio dos programas Meu Carrinho Empreendedor e Nossas Guerreiras para iniciar seu negócio de espetinhos. Com o microcrédito orientado de R$ 3 mil, ela fundou o Espetinhos da Ju, que além de carnes, também vende bebidas e baião de dois. Juliana foi a vencedora do Troféu Empreender em 2022, promovido pelo Jornal O Povo, e ressaltou como sua vida mudou positivamente graças a esses programas. “Fiquei muito feliz com o prêmio. Hoje, eu já devo ter mais de dez cursos de capacitação sobre marketing, gerenciamento, precificação e outros. A minha vida mudou muito, pois a gente pode dar condições melhores para nossos filhos”.

