O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta terça-feira, 5, que deu prazo de 20 dias para que as empresas de ônibus retirem as catracas duplas dos transportes. Ainda de acordo com o gestor, a ideia da catraca dupla partiu das próprias empresas que atuam na Capital. 960 veículos possuem o modelo de catraca, o que corresponde a cerca de 66% da frota que circula hoje em Fortaleza. Segundo Sarto, em 15 dias, equipes da Prefeitura de Fortaleza fiscalizarão o cumprimento da ação.
Conforme o pedetista, o propósito das empresas de transporte público era impedir que passageiros pulassem as catracas. “Isso não é problema de transporte, mas sim de segurança”, disse.
“Isso tem gerado um outro problema. O mau uso por alguns dos passageiros fez com que outros acabassem sendo prejudicados, não é justo uma pessoa pagar pelo erro de outra pessoa. Precisamos encontrar outras formas”, pontuou.
Em live nesta terça, 5, o prefeito fez questão de responder um comentário que tratava do assunto. Sarto demonstrou apoio às críticas pelas catracas duplas. “Essa situação tem gerado desconforto para muita gente”, completou. O OPINIÃO CE entrou em contato com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e aguarda retorno.
Em nota enviada ao OPINIÃO CE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) esclareceu estar ciente das solicitações trazidas pelo prefeito Sarto, mas ressalta que tal ação não foi informada oficialmente. A entidade informou, ainda, que a expansão das catracas esta suspensa há aproximadamente quatro meses, e reforçou estar empenhada para “encontrar soluções adequadas no prazo estabelecido pela prefeitura”.
