Nesta segunda-feira, 4, o senador cearense Cid Gomes (PDT) conversou com o ex-deputado Acrísio Sena (PT), presidente-diretor do Instituto Centec, e Sergio Fárias, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), na sede do PDT, em Fortaleza. O senador prometeu destinar uma emenda parlamentar para financiar o projeto ‘Universidade da Periferia’, primeira iniciativa do Laboratório do Futuro, localizado no Jangurussu, na capital cearense.
Para Sergio Fárias, o financiamento do senador Cid Gomes é um passo importante e crucial para a consolidação da criação da ‘Universidade da Periferia’. O projeto é fruto de uma parceria entre MTST, Centec, Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Instituto Mutirão. “Essa estratégia tem como objetivo a emancipação e pacificação de territórios e já vem sendo desenvolvida há mais de 15 anos nas periferias de Fortaleza”, afirma.
Os cursos ofertados pela universidade serão voltados para jovens e adultos que vivem nas comunidades periféricas de Fortaleza. Entre os cursos estão energia solar, programação, imagens e grafite, e chef de cozinha solidária.
“A Universidade da Periferia tem como objetivo central desenvolver um modelo de Planejamento Estratégico do Território liderado pelos próprios moradores. Ela representa um passo significativo em direção à educação, inovação e inclusão nas áreas mais carentes da cidade buscando conectar a academia tradicional com a ciência popular do cotidiano”, destaca Acrísio.
