Nesta segunda-feira, 4, o Governo do Ceará, através da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), vai assinar termo de cooperação técnica com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae) para impulsionar o afroempreendedorismo no Estado. Ainda na ocasião, será assinada, também, uma cooperação técnica entre a Seir e a Secretaria do Trabalho do Ceará. Conforme o Executivo estadual, as cooperações visam gerar oportunidades de emprego e formações técnicas de empreendedorismo para a população negra, quilombola, comunidades ciganas e povos do terreiro.
Segundo a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, toda a política de promoção da igualdade racial deve estar voltada ao reconhecimento e à redistribuição econômica. “Nesse campo de redistribuição econômica, ela se articula com um modelo de desenvolvimento que inclua essas populações”, disse.
“No Ceará, temos muito empreendedorismo negro, e isso sempre foi também uma forma de resistência e de participação econômica. [O afroempreendedorismo] serve muito para as famílias negras se sustentarem, haja vista que nem todas tiveram uma inserção qualificada num bom mercado de trabalho com boa remuneração”, completou.
Zelma também ressaltou a criatividade presente no afroempreendedorismo. De acordo com ela, tais ações são importantes também para o reconhecimento do potencial criativo do afroempreendedorismo.
