Menu

Empreendedoras cearenses compartilham como o StartupCE transformou seus negócios

Denise Barroso e o esposo, César Rabelo, fundadores da PliQ que foi uma das startups participantes da edição 2022 do Programa StartupCe do Sebrae. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Denise Barros

O StartupCE, programa de pré-aceleração e aceleração de startups do Ceará, projeto desenvolvido pelo Sebrae com foco no desenvolvimento de negócios no Estado, tem se destacado como uma plataforma transformadora para empreendedores locais. Ao OPINIÃO CE, duas empreendedoras compartilham suas experiências após participarem do programa, em 2022, destacando o impacto positivo que tiveram em seus negócios.

Denise Barroso, cofundadora e diretora de operações da PliQ, uma plataforma especializada em gestão da experiência do cliente, revela que sua empresa começou como um projeto dentro do Sebrae em 2019. No entanto, foi no StartupCE de 2022 que ela viu seu negócio atingir um novo patamar.

“A mais importante foi o aumento de venda do nosso produto e a visibilidade de marca que conquistamos por participarmos do programa”, destaca Denise.

Ela destacou que o trabalho deles é entregar a jornada do cliente para as empresas por meio dos dados comportamentais avançados, como inteligência integrada, fluxos e dashboards com indicadores em tempo real. “Todas essas ferramentas foram criadas para auxiliar no conhecimento sobre o seu cliente e identificar as melhores oportunidades durante a jornada.” Prova disso é que, hoje, eles caminham ainda mais lado a lado com o Sebrae. “Inclusive, hoje, somos fornecedores do Sebrae”.

Conforme Denise, o investimento recebido no StartupCE proporcionou a aplicação no negócio, para o projeto sair do ponto inicial do programa. “Estamos agora alcançando o espaço internacional através da visibilidade gerada”. A cofundadora da PliQ deixa dicas para quem ainda está pensando em participar da edição deste ano. “Aproveitem a oportunidade de crescer com quem ajuda milhares de negócios a sair do zero para a conquista de faturamentos altos, agarrem a oportunidade de estar próximo aos melhores do mercado para fazer seu negócio crescer”.

Gabriela de Aquino, analista da Unidade de Gestão do Ambiente de Inovação do Sebrae/Ce, aponta a importância dessa “vitrine” para as startups cearenses. “Durante o StartupCe, temos vários momentos onde os participantes podem e devem fazer network. Além disso, a mentoria é um momento de grande troca e integração. No último dia, temos o Demo Day, onde apresentamos os 20 melhores projetos, que estarão sendo observados por investidores e apoiadores”.

ELEVANDO O NEGÓCIO

Débora Silva, CEO e fundadora da Pet Cracker, uma indústria de alimentação animal, voltada para alimentação natural e confeitaria pet, também teu seu negócio transformado após passar pelo StartupCE, ainda em 2022. Ela informou que, desde o início do negócio, vinha investimento muito em conhecimento para poder expandir de forma segura e sustentável e foi nesse processo que o programa do Sebrae surgiu em sua trilha para fortalecer os laços com os atores do ecossistema do Ceará e do País.

“O programa nos trouxe para outro nível, pois tivemos acesso as mentorias que superaram todas as novas expectativas”. Por meio das mentorias, “fizemos um tour em todas as áreas de nossa startup para melhorar o que era necessário, eliminar o que não fazia sentido e dar um olhar especial à sustentabilidade de nosso negócio”.

Débora Silva, CEO da Pet Cracker, também participou da edição 2022 da StartupCE do Sebrae. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Débora Silva

Após o programa, Débora conseguiu ampliar a sua fábrica, multiplicar o número de negócios, chegando inclusive a implantar uma área de fabricação em São Paulo para atender aos pedidos que surgiram, justamente, durante o StartupCe. “Somos extremamente gratos por toda a dedicação do SebraeCE aos seus clientes e compartilhamos aqui, com as startups de nosso Estado que buscam crescimento, que esse é um Programa fundamental para qualquer startup que deseja crescer com auxílio de profissionais de alto nível e comprometimento”.

INSCRIÇÕES

Gabriela reforça que o período de inscrições segue até o próximo dia 16 de setembro e reitera o intuito do evento. “Todas as ações serão realizadas online, possibilitando que empreendedores de todo o Estado participem. Além disso, o programa oferece uma trilha imersiva com conteúdo de qualidade, mentorias e workshops ministrados por especialistas em inovação. É uma oportunidade única para empreendedores que desejam transformar suas ideias em negócios de alto impacto e fazer parte do crescente ecossistema de startups do Ceará”. Faça aqui sua inscrição.

O Programa de pré-aceleração e aceleração de startups ocorrerá de setembro a dezembro deste ano. A iniciativa busca alavancar o potencial empreendedor do Ceará, conectando as melhores metodologias de desenvolvimento de negócios tecnológicos e de alto impacto aos empreendedores locais.