A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu nesta quarta-feira, 30, um novo alerta meteorológico referente à baixa umidade do ar na porção Centro-Sul e uma parte do Sul do Estado. Com vigência até esta próxima sexta-feira, 1º de setembro, o aviso destaca um risco eminente de valores de umidade relativa do ar oscilando entre 15% e 25% durante o período da tarde.
Ver essa foto no Instagram
Conforme a previsão emitida pela Funceme, as áreas mais afetadas por essas condições críticas estão concentradas no Cariri e nas macrorregiões sulistas do Estado, incluindo a Jaguaribana, o Sertão Central e os Inhamuns. “Em relação à nebulosidade, o céu vai variar entre poucas nuvens e até sem nuvens, principalmente no período da tarde pelos próximos três dias. A tendência é que os ventos fiquem um pouco mais fortes na faixa litorânea e também em ambiente de serras com rajadas pontuais de ventos”.
Já em relação às chuvas, a Funceme apresentou dados parciais das últimas 24h. “Choveu em 15 municípios cearenses, principalmente entre a noite desta terça-feira, 29, e a madrugada desta quarta-feira, 30, tudo concentrado lá no Cariri, no Sul do Estado. O maior registro até o momento foi no município de Caririaçu, com 25 mm, seguido de Cariús e Várzea Alegre, com 13 mm”.
A previsão para os próximos dias, segundo a Funceme, é de predomínio de estabilidade em todas as macrorregiões do Ceará. “No entanto, no litoral de Fortaleza, por conta da brisa terrestre, ainda há aquela possibilidade de chuvas isoladas e passageiras, principalmente durante a madrugada nestes próximos três dias”.
CUIDADOS
Conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas de precaução são essenciais em situações de baixa umidade do ar. Recomenda-se que a população evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h, período de maior incidência do calor e da exposição solar. Além disso, a hidratação é crucial: beber água regularmente contribui para a manutenção da saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis como idosos e crianças.
