Em projeto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte do Ceará (Sesporte), a Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama (CBHG) e Indoor participaram de um curso de introdução ao hóquei, em Fortaleza. Na ocasião, 31 profissionais de educação física foram habilitados para a modalidade. A capacitação de novos profissionais faz parte da primeira ação do Acordo de Cooperação entre a CBHG e a Sesporte, para o desenvolvimento do hóquei no Ceará.
“Fechamos a parceria com a Confederação Brasileira para fomentar a prática da modalidade no Estado. A capacitação dos profissionais foi o pontapé para desenvolvermos o hóquei sobre grama”, salientou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
Os participantes já atuam no Centro de Formação Olímpica (CFO) e no Projeto Esporte em 3 Tempos, da Sesporte, que tem como objetivo estimular a prática do esporte na região. As aulas foram conduzidas pelo instrutor da CBHG e técnico das Seleções Femininas de Hóquei, Paulo Gomes. O Coordenador de Desenvolvimento da confederação, Thiago Mello, também esteve presente no curso. A qualificação aconteceu durante dois dias, neste final de semana, no CFO.
O próximo passo é formar seis núcleos de desenvolvimento do hóquei: cinco em areninhas do Estado e um no CFO. A ideia é disponibilizar o hóquei em campos de grama sintética com a atuação dos professores do Projeto Esporte em 3 Tempos.
HÓQUEI SOBRE GRAMA
O hóquei sobre grama é um esporte coletivo disputado por duas equipes compostas por onze jogadores cada. O jogo é disputado em um campo de grama artificial. Os jogadores usam tacos para conduzir a bola, fazer passes para os jogadores de sua equipe e tentar marcar o gol.
Segundo a CBHG, na região Nordeste, a modalidade vem ganhando cada vez mais visibilidade, uma vez que a Confederação já tem projetos de incentivo ao hóquei em vários estados como Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da CBHG, que busca ampliar a presença do esporte em todo território nacional, na capacitação de profissionais para atuarem na formação de novos praticantes e futuros atletas de hóquei.
