Menu

Requalificação de espigões da Beira-Mar será iniciada no começo de 2024

A Prefeitura de Fortaleza assinou a concessão dos espigões das avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira ao Consórcio Píer Beira-Mar, formado pelo Grupo Beach Park Entretenimento e pelo Píer Ideal Entretenimento/Grupo Social Clube, pelos próximos 16 anos. O investimento a ser realizado nos píers é de R$ 17.242.730,27. Segundo o CEO do Grupo Beach Park Entretenimento, Murilo Pascoal, a requalificação deve ser iniciada no começo de 2024, com a primeira fase das obras devendo ser finalizada por volta do mês de agosto do mesmo ano.

Nesta terça-feira, 29, no Paço Municipal, o evento de assinatura da concessão contou com as presenças do prefeito José Sarto (PDT); do vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista (PSDB); CEO do Grupo Beach Park Entretenimento, Murilo Pascoal; e o CEO do Social Clube, Ciro Moreira. Segundo o prefeito Sarto, a reforma fará a orla de Fortaleza ser a “Beira Mar mais bonita do mundo”. “Vamos, com o Grupo Beach Park e com o Social Clube, adicionar [aos píeres] gastronomia, convívio e estamos desenvolvendo esportes náuticos, para canoagem e nadadores”, disse.

Conforme Murilo Pascoal, os dois píeres que receberão os nomes de Pier Náutico e Pier Ideal devem gerar 300 empregos cada um. O acesso aos equipamentos continuará sendo gratuito.

“A meta é proporcionar experiências de lazer e conhecimento, como exposições ao ar livre, shows musicais e atividades para crianças”, diz Murilo Pascoal.

Ainda de acordo com Pascoal, na apresentação do projeto, a arquitetura será inspirada na Belle Époque da década de 20 e 30 e na história de Fortaleza. Equipamentos como o Theatro José de Alencar, a Ponte dos Ingleses e o Passeio Público serão usados como modelos estruturais aos dois piers. Cada equipamento, segundo o projeto, vai possuir um ícone temático para a valorização da arte e da cultura do Ceará.

No Píer Náutico, vai ser criada uma experiência submersa, para mostrar a história do mar cearense aos visitantes. Além disso, serão construídos também brinquedos infantis, lojas, quiosques de alimentação e bebidas e uma fonte de água interativa. Já no Píer Ideal, o foco será a gastronomia. No local, será disposto um corredor gastronômico. Ainda conforme o projeto, três restaurantes estarão localizados no equipamento. Dois deles, menores, com capacidade para 150 e 200 pessoas, e um principal, com capacidade para 400 pessoas, que deve proporcionar a sensação de estarem a bordo de um cruzeiro marítimo.