Menu

PSB de Eudoro nasce com três grandes prefeituras da RMF e ganha peso nas Eleições 2024

Vitor Valim (PSB), prefeito de Caucaia. Foto: Beatriz Bobliz

O ex-deputado Eudoro Santana assumiu neste sábado, 26, a presidência estadual do PSB e, logo no primeiro momento, consolidou no partido quadros importantes da Região Metropolitana de Fortaleza. Entre os 10 prefeitos filiados na cerimônia, três estão na Grande Fortaleza: Vitor Valim, de Caucaia; Átila Câmara, de Maranguape; e Nezinho Farias, de Horizonte. Valim, por exemplo, faz parte do grupo de prefeitos insatisfeitos após as eleições de 2020 e que passaram por um processo de aproximação com o Governo do Estado – primeiro com Camilo Santana, passando por Izolda Cela e, agora, com Elmano de Freitas.

A programação do evento de posse, ocorrido na Assembleia Legislativa do Ceará, contou com momentos de falas das lideranças políticas que compõem a base governista. Valim representou o conjunto de gestores. “Não é um projeto de poder, é um projeto de governo. Base de um governo de entrega, olhando para o social”, disse. “Na política, o que falta são referenciais. Hoje eu tenho a honra de ter esse jovem de 87 anos, que é um referencial na política e serve para nos nortear”, enfatizou, com referência a Eudoro Santana.

Valim é prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Estado, Caucaia, disputada também pelo ex-prefeito Naumi Amorim, do PSD, partido liderado no Ceará por Domingos Filho, também presente no evento. “Quem sabe o PSD também não faça parte do arco da aliança lá em Caucaia”, brincou Valim. O prefeito foi eleito em 2020 pelo Podemos na onda liderada pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, hoje no União Brasil. Com perfil mais pragmático, no entanto, o gestor se aproximou do bloco governista em busca de apoio e parcerias para obras no município da Grande Fortaleza.

REALINHAMENTO

Já Átila Câmara, de Maranguape, eleito pelo Solidariedade, retorna ao PSB após o realinhamento com o campo de esquerda. “Do ponto de vista do Estado, o PSB passa a ter um papel muito importante, essa reaproximação com o campo da esquerda e reaproximação com o governo Elmano“, disse, em coletiva antes da cerimônia de filiação. “No meu caso, tem um componente político e afetivo. Fui vereador (2008) e prefeito (2012) pelo PSB. Tive que sair por conta dos desígnios da política, por conta do rompimento em nível nacional, mas ficou uma história e afinidade muito grande”, destacou.

Segundo ele, a volta à sigla parte por um alinhamento com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), principal líder político, hoje, do Ceará; e com o governador Elmano de Freitas (PT).

O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, deixou o PDT para ingressar na sigla comandada por Eudoro. “O PSB é um partido que volta à base do Governo, que tem uma importância nacional, que tem como filiado o vice-presidente da República [Geraldo Alckmin], além de ser um partido que tem um projeto para o País. Fazer parte do PSB, nesse momento, ao lado de Eudoro, para mim é motivo de orgulho”, destacou o prefeito Nezinho Farias em entrevista ao OPINIÃO CE.

“Agora, nessa missão, que a gente possa somar e fazer o melhor para o Ceará, especialmente para o nosso Horizonte”, finalizou.