Neste domingo, 27, o Fortaleza venceu o Coritiba/PR pelo placar de 3 a 1, no Estádio Presidente Vargas, na Capital cearense. O embate foi o primeiro do Leão na praça esportiva pelo Campeonato Brasileiro de 2023. Mesmo com a vitória, no entanto, o Tricolor do Pici continuou na oitava posição, colocação que já ocupava ao início da rodada.
O JOGO
Em comparação ao confronto do meio de semana, contra o América/MG, o técnico Vojvoda levou uma equipe com três alterações ao campo: Brítez foi para a lateral direita, no lugar de Tinga, abrindo uma vaga para Benevenuto na zaga; Gonzalo Escobar ocupou a lateral esquerda, no lugar de Bruno Pacheco; e Pedro Augusto foi titular no lugar de Zé Welison.
Mesmo com as mudanças, o Fortaleza se mostrou muito superior ao Coritiba durante a maior parte do jogo, com exceção aos minutos finais da partida. No primeiro tempo, apesar de pressionar desde o início do confronto, o Leão do Pici só abriu o marcador aos 42 minutos, em pênalti convertido por Lucero, que não marcava há quatro jogos – mais de um mês atrás. Antes do tento, o argentino chegou a acertar o travessão, de cabeça, em cruzamento de Guilherme pelo lado esquerdo.
A dupla, aliás, apareceu novamente nos acréscimos da etapa inicial. O volante Pedro Augusto deu belo passe para Guilherme, que tentou driblar o goleiro Gabriel. O arqueiro impediu a finta, mas acabou dando “um passe” para Lucero, que cara a cara com a meta, só empurrou para o fundo das redes. 2 a 0 Leão.
No segundo tempo, foi a vez do atacante Marinho participar ativamente no placar do jogo. Aos 15 minutos, o jogador cobrou uma falta pelo lado direito do ataque tricolor. A cobrança foi em cima do goleiro visitante, que acabou deixando a bola passar por entre as suas pernas. Frango do arqueiro no PV. 3 a 0 Fortaleza.
Aos 22, o Coxa diminuiu com o zagueiro Kuscevic, em cobrança de escanteio de Robson. O atacante ex-Fortaleza, aliás, poderia ter esquentado o jogo. Aos 34 minutos, pênalti bem contestado foi marcado para os visitantes, mas o árbitro Matheus Delgado Candançan apontou para a marca da cal e confirmou no VAR. Na cobrança, no entanto, Robson desperdiçou a chance de esquentar a partida.
PRÓXIMO JOGO
A próxima partida do Fortaleza na temporada será no meio da semana, na volta do confronto contra o América/MG, pelas quartas de finais da Sul-Americana. Na quinta, 31, o jogo será disputado na Arena Castelão.
Já pelo Brasileirão, o Fortaleza viaja ao Rio de Janeiro-RJ, para jogo contra o Fluminense/RJ, no domingo, 3 de setembro. As duas equipes estão separadas por apenas 3 pontos na tabela da Série A.
