Menu

Maior colégio eleitoral do interior do Ceará projeta disputa intensa nas Eleições 2024

Vista do bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Foto: Gabriela Meneses - Dcom/UFCA

Como terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, o município de Juazeiro do Norte, no Cariri, projeta disputa intensa nas Eleições 2024. Segundo o histórico da cidade, que é também o maior colégio eleitoral do Interior, até o momento, nenhum prefeito alcançou a reeleição, que está sendo visada pelo atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). Além dele, outras lideranças se articulam para para lançar ou apoiar outras candidaturas em 2024.

Em entrevista ao OPINIÃO CE neste mês, Glêdson disse que tem um compromisso político com o deputado estadual Fernando Santana (PT), por ter prestado apoio ao parlamentar nas eleições de 2022. Por outro lado, o deputado Fernando Santana alega que existe um distanciamento no relacionamento com o prefeito. Em declaração ao OPINIÃO CE durante evento de filiação do PSB, em Fortaleza, no último sábado, 26, Santana reforçou ter uma boa relação com Glêdson, porém, que o desejo de apoiar sua reeleição “vem diminuindo”. “O Glêdson está confundindo a palavra ‘apoio’ com ‘desejo’. Meu desejo era apoiá-lo e esse desejo era muito grande, mas vem diminuindo pela forma isolada com a qual ele quer fazer política. Eu não acredito em forma isolada, acredito em forma coletiva, dialogada, mas respeito a forma dele trabalhar”, declarou.

Santana se referiu a uma declaração dada por Glêdson à reportagem sobre as alianças para o próximo ano. “Uma vez eu apoiando o Fernando para o cargo de deputado estadual, como assim o fiz, ele iria me apoiar na reeleição. A minha parte eu fiz e entreguei: meu apoio incondicional à candidatura dele. Da parte dele, só me resta esperar”, disse.

Ao ressaltar a necessidade do diálogo entre as suas lideranças, o deputado Fernando Santana afirmou que buscará um “alinhamento maior” para definir seu apoio a Juazeiro. “O meu líder é Camilo Santana, e eu preciso que as lideranças com as quais eu dialogo, dialoguem também com Camilo. Se não forem aliados, que sejam pelo menos alinhados, pois quem ganha com alinhamento é a população. […] Claro que nós vamos apoiar Juazeiro, buscando esse alinhamento maior”.

RETORNO

Em outro lado da disputa, questionado sobre ter o nome como possibilidade para candidatura, o ex-prefeito de Juazeiro Arnon Bezerra (PDT) afirmou estar à disposição: “[O seu nome está colocado?] Sempre, mas tem outra liderança muito importante lá surgindo também que a gente está conversando bem. Eu acredito muito no crescimento do Juazeiro político, administrativo e sobretudo econômico e social”, disse, ao ser indagado pela reportagem, também durante evento do PSB, no sábado.

Da mesma forma, o ex-deputado estadual Nelinho Freitas, filiado ao MDB, conjecturou que o partido deve ser “protagonista no próximo ano”. “Eu acho que Juazeiro precisa de um olhar diferente no quesito da administração. No sentido de crescimento, Juazeiro hoje tem muitas dificuldades. O crescimento hoje é voltado muito para a iniciativa privada e isso faz com que o município não desconte com a força que o município tem. Vamos colocar nosso nome para que a população, logo, possa também ter mais um nome e para que a gente possa apresentar o melhor projeto de Juazeiro”, afirmou.

Segundo o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, o partido ainda não abriu conversas com outras siglas para a formalização de chapas para as eleições do próximo ano. “Estamos, neste momento, formando base para a manutenção do projeto [com os partidos da base do Governo]”, disse.

Conforme adiantou Nelinho, os trabalhos para as definições de nomes devem iniciar no próximo mês de setembro. Entretanto, a confirmação deve sair apenas em meados de fevereiro ou março do próximo ano, para a decisão ser “mais próxima do nome que será ungido principalmente pelo Governo do Estado, encabeçado pelo governador Elmano, por Camilo Santana e toda a conjuntura do Governo”.