Menu

Ex-prefeita Luizianne Lins confirma pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2024

Luizianne Lins em sessão plenária na Câmara. Foto: Divulgação/Câmara dos Deputa dos Deputados

A deputada federal Luizianne Lins (PT) confirmou, em evento neste sábado, 26, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, que disputará a Prefeitura de Fortaleza em 2024. “Depois de conversar com várias pessoas próximas, aliados políticos, pessoas que fizeram parte da minha história política, ontem eu decidi que ia apresentar a minha pré-candidatura por um monte de questões”, disse.

No evento “Roda de Conversa com a deputada”, Luizianne destacou os motivos que a fizeram tomar a decisão de disputar o Paço Municipal. “Em primeiro lugar porque o povo de Fortaleza quer. A energia, a alegria, o carinho do povo é muito grande, e isso não é por acaso, a gente viveu isso muito intensamente. Era um governo muito sintonizado com os interesses da população de Fortaleza”, frisou.

Mais cedo, pela manhã, Luizianne participou da posse de Eudoro Santana na presidência estadual do PSB, em Fortaleza, que contou com presenças de deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos e lideranças políticas. Participaram do momento o filho de Eudoro, Camilo Santana (PT), ministro da Educação; o governador Elmano de Freitas (PT); o líder do governo Lula (PT) na Câmara, José Guimarães (PT); e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (PT), Evandro Leitão.

LEIA TAMBÉM | Com ou sem Evandro, o PT “terá candidatura própria em Fortaleza” em 2024, diz Guimarães

DISPUTA PELA PREFEITURA

Após conseguir anuência para deixar o PDT, Evandro é disputa por partidos como o PSB e o PT, de Luizianne. Lideranças petistas defendem que o partido ‘brigue’ para filiar Evandro, que tem interesse em disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024. “Para 2024, temos que ter um nome que aglutine, que amplie e que dê densidade, que esteja dentro do arco de alianças em 2022. O presidente Evandro, além de sua relação histórica, tem uma visão que está dentro do contexto que nós construímos“, disse De Assis. “Eu defendo que o Evandro esteja no PT e seja candidato pelo PT. Vamos brigar, no bom sentido, pelo nome do Evandro no PT”.

Dividindo o mesmo palanque com Luizianne, na posse de Eudoro, Evandro tentou amenizar a situação, destacando que a disputa por nomes é saudável e faz parte do jogo democrático. “Acreditamos, sim, naquele projeto que foi instaurado há alguns anos e dado continuidade. Hoje estou feliz, minha cara deputada Luizianne Lins, porque fazemos política com união, porque acreditamos que podemos transformar a vida das pessoas com ações concretas”, disse Evandro, na cerimônia.

Luizianne chegou pouco depois de o evento começar, foi saudada por Camilo, Evandro, Eudoro e outras lideranças, mas não discursou no palanque, também ocupado por representantes de outras siglas, como Progressista, Republicanos, PSOL, PDT, PCdoB, entre outros.