Menu

Com ou sem Evandro, o PT “terá candidatura própria em Fortaleza” em 2024, diz Guimarães

Guimarães durante posse de Eudoro Santana na presdiência estadual do PSB. Foto: Beatriz Boblitz/Arquivo

O PT não deve abrir mão de lançar candidatura própria para Prefeitura de Fortaleza em 2024, independente das circunstâncias políticas e dos nomes postos no processo, é o que defende o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados e um dos quadros históricos do partido no Ceará, o deputado federal José Guimarães (PT). Entre os nomes já colocados está o de Luizianne Lins, ex-prefeita e que lançou sua pré-candidatura na noite deste sábado, 26, no Jangurussu.

No mesmo dia, mas pela manhã, lideranças petistas defenderam o nome de Evandro Leitão, que conseguiu anuência para deixar o PDT e ingressar em outra sigla. Eudoro Santana, que tomou posse como presidente estadual do PSB, deixou claro que vai ‘brigar’ por EvandroPara Guimarães, que também defende o nome do presidente da Casa no PT, no entanto, o partido terá candidatura própria independente da ida ou não do deputado.

“É impossível e impensável o PT não ter candidato em Fortaleza. O PT terá candidato em Fortaleza. Ponto. Quem quiser, aceite, quem não quiser, não aceite”, disse. Questionado pelo OPINIÃO CE sobre uma possível ‘disputa’ por Elmano com o PSB, Guimarães foi enfático: “primeiro que o PT não vai disputar ninguém. As pessoas vêm para o PT de livre e espontânea vontade. Não tem essa de ficar disputando. O PSB é nosso aliado”.

“Não vamos inventar polêmicas. Temos três objetivos com esta eleição em Fortaleza e no Ceará. Primeiro, unir a base que sustenta o governador Elmano. Na hora certa, vamos sentar com os partidos que dão sustentação ao Governo e discutir o melhor caminho. Segundo, temos que consolidar o palanque do Lula em Fortaleza. E, terceiro, vamos discutir os nomes todos. O Evandro será muito bem-vindo ao PT. Por que ele é importante no PT? Porque ele foi peça-chave na eleição [do Elmano] de 2022. Temos vários nomes do PT, a Larissa [Gaspar], a Luizianne [Lins], o Artur [Bruno], o Guilherme [Sampaio]. Vamos discutir nomes na hora certa, tudo liderada pelo Elmano”.

Segundo Guimarães, a expectativa do partido para o próximo pleito, por conta “do peso que tem o Elmano, o Lula e o Camilo”, é eleger ao menos 50 prefeitos, “incluindo em Fortaleza.”

EVANDRO LEITÃO E LUIZIANNE

Sem espaço interno no partido, que deve lançar a reeleição de José Sarto (PDT) em 2024, o presidente da Casa recebeu anuência da direção estadual, encabeçada pelo senador Cid Gomes (PDT), para deixar a sigla. O pedido foi votado no começo da noite da sexta-feira, 25, em reunião ordinária do diretório, convocada por Cid. Evandro participou do encontro por videochamada. Fez um discurso em que agradeceu ao PDT, destacou a importância do partido para sua trajetória política e pediu a anuência de deixar a sigla, para seguir novos planos. Segundo o deputado federal André Figueiredo, presidente nacional e estadual (licenciado) do PDT, no entanto, a Direção Nacional do partido proíbe qualquer carta de anuência.

Também presente no evento de posse de Eudoro neste sábado, a deputada federal Luizianne Lins, que anunciou a sua pré-candidatura pelo PT, foi saudada pelo governador Elmano de Freitas, Eudoro, outras lideranças e pelo próprio Evandro, que tentou acalmar os ânimos. Em um auditório lotado, foi possível ouvir, em diversos momentos, gritos de “prefeito” e “prefeita”, hora direcionados a Evandro, hora a Luizianne. “Depois de conversar com várias pessoas próximas, aliados políticos, pessoas que fizeram parte da minha história política, ontem [25] eu decidi que ia apresentar a minha pré-candidatura“, disse Luizianne, em evento no Jangurussu, à noite.

“Em primeiro lugar porque o povo de Fortaleza quer. A energia, a alegria, o carinho do povo é muito grande, e isso não é por acaso, a gente viveu isso muito intensamente”.