O ex-deputado e ex-secretário do Ceará, Eudoro Santana, assume a presidência do PSB neste sábado, 26, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará com presença de lideranças políticas importantes, como seu filho, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT), o presidente do legislativo cearense, deputado Evandro Leitão (PDT), o senador Cid Gomes (PDT) e a senadora Augusta Brito (PT). A ida de Eudoro para o partido ocorreu de forma amigável e conversada, acordada com a direção nacional, e deve integrar importantes nomes no contexto eleitoral para a disputa de 2024.
Em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE, Eudoro destacou o planejamento de preparação do partido para as eleições do próximo ano e frisou que sua volta à sigla representa uma tentativa de continuidade do projeto iniciado pelo ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) e continuado por Cid Gomes, do PDT; Camilo Santana; Izolda Cela (ex-PDT e atualmente sem partido); e Elmano. “Vamos fazer um trabalho pra fortalecer o partido, pra voltar o partido pro campo da esquerda. Na última eleição, ele estava meio desviado. Precisamos trazer o PSB de volta pra esse campo, liderado pelo Camilo, pelo Cid, pelo governador Elmano“, disse.
“Eu tinha me afastado, dito que não iria mais participar, mas acabei voltando para evitar o risco de que o projeto fosse desviado. Retomamos essa participação mais efetiva.”

FILIAÇÕES
Há expectativa de que 10 prefeitos se filiem ao partido, entre eles os gestores de Caucaia, Vitor Valim, e de Maranguape, Átila Câmara, atualmente sem partido. Também deve ingressar na sigla o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias. Em conversa exclusiva ao OPINIÃO CE, Eudoro confirmou que também deve oficializar um convite ao presidente Evandro Leitão. “Temos conversado com o Evandro, como temos conversado com o Camilo, o Elmano, o Cid. A minha ida ao PSB é dentro dese contexto, de trazer o partido para o campo político do projeto que quer melhor para o Ceará. Não é uma ida partidária, é uma ida para contribuir para um projeto que não pode correr risco de ser desviado”, explicou.
Também são esperados para o evento de filiação deste sábado os prefeitos Cirilo Pimenta (Quixeramobim), do PDT; e Júnior Castro (Chorozinho), presidente da Aprece.
