Evandro Leitão não faz mais parte do PDT. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alece) submeteu ao diretório estadual do partido um pedido de anuência para deixar a sigla. O pedido foi votado no começo da noite da sexta-feira, 25, em reunião ordinária do diretório, convocada pelo senador Cid Gomes, presidente estadual do PDT.
Evandro participou do encontro por videochamada. Fez um discurso em que agradeceu ao PDT, destacou a importância do partido para sua trajetória política e pediu a anuência de deixar a sigla, para seguir novos planos.
Segundo o deputado federal André Figueiredo, presidente nacional e estadual (licenciado) do PDT, a Direção Nacional do partido proíbe qualquer carta de anuência.
“O partido deliberou, praticamente, por unanimidade conceder a carta de anuência pro deputado sair do partido, tendo visto que não houve nenhum voto contrário, apenas sete abstenções. Agora, ele pode sair do partido”, contou o deputado estadual Romeu Aldigueri. Houve uma divergência estadual sobre se a votação deveria acontecer já na reunião de sexta-feira ou adiada para outra data. A maioria votou por decidir pelo pedido já naquele encontro.
Quando a notícia foi dada por seu colega de Alece, na porta da sede estadual do PDT, Evandro Leitão estava na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), na posse do novo reitor, Custódio Almeida. Ao ser questionado sobre sua saída do PDT, Evandro disse que não comentaria ainda o assunto.
A autorização para deixar o partido deixa Evandro Leitão mais perto de emplacar sua candidatura a prefeito de Fortaleza, em 2024. Nome preferido do grupo político capitaneado pelo ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o senador Cid Gomes, Evandro já tem convites de dois partidos: o PT e o PSB.
PETISTAS
Para se tornar o candidato do Partido dos Trabalhadores, o presidente da Alece precisa que seus aliados convençam a deputada federal Luizianne Lins a desistir de seus planos de voltar ao Paço Municipal. Colegas petistas de Evandro Leitão na Alece, como De Assis Diniz e Júlio César Filho, já defendiam seu nome, não apenas como candidato, mas como correligionário no PT.
Luizianne anunciou, também na sexta-feira, 25, a oficialização de sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza. O anúncio foi marcado para a Roda de Conversa com militantes no bairro Jangurussu, neste sábado, 26.
Líder do PT no Congresso Nacional, o deputado federal José Guimarães disse achar “ótima a lideração do Evandro do PDT“. Ele sinalizou um palanque onde coubessem Evandro e Luizianne. “O Lula precisa estar junto. Nós temos três objetivos aqui em Fortaleza: unir o PT, unir o time do Lula e, sob o comando do governador Elmano, juntarmos todos os aliados do Governo do Estado para conquistar um palanque amplo, liderado pelo presidente Lula em Fortaleza”, comentou. (Colaboraram Fernando Barbosa e Priscila Baima)
