Menu

Com 38,6 ºC, município do Cariri registra maior temperatura de agosto no Ceará; confira

Foto: Divulgação/Aprece

O município de Barro, no Cariri, registrou o maior pico de temperatura do Ceará no mês de agosto. Por volta das 15h desta quinta, 24, a cidade chegou aos 38,6 °C. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Segundo a Funceme, as altas temperaturas que vêm sendo registradas são comuns para o período. Conforme a fundação, a escassez de chuva e a maior incidência da radiação solar devido ao céu mais claro contribuem para aquecer a atmosfera. O recorde do mês, até então, havia sido no município de Jaguaribe, no dia 6. Na ocasião, foi registrada a temperatura de 38,4 °C.

No dia, além da alta temperatura, a amplitude térmica também chamou a atenção. Durante a quinta, foi anotada uma amplitude de 16,2 °C, já que no começo do dia a temperatura mínima foi de 22,4 °C. A variação da temperatura ao longo do dia tem relação, principalmente, com a radiação e com o céu de poucas nuvens, já que a ausência permite uma passagem mais limpa para os raios solares. De noite, a radiação dissipada de perde com mais facilidade, deixando o ambiente com menor temperatura.

TEMPO SECO

Além das altas temperaturas, o Ceará também vem apontando para uma baixa umidade do ar. Em Iguatu e Sobral, na tarde da última quinta, a umidade ficou em 19% e 20%, respectivamente. Tal tendência, segundo a Funceme, deve seguir até o próximo sábado, 26.