Menu

Audiência vai discutir estudos ambientais da planta de dessalinização de Fortaleza

Foto: Divulgação

Será realizada na próxima sexta-feira, 25, uma audiência pública para apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da planta de dessalinização de Fortaleza, a Dessal do Ceará. Promovido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o consórcio Águas de Fortaleza, o evento acontecerá na Sede Social Clube Sindissétima, no bairro Vicente Pinzon, às 9h30. Participarão órgãos ambientais, lideranças comunitárias, sociedade acadêmica, civil e demais interessados.

O encontro público é mais uma etapa a ser cumprida no andamento do projeto e faz parte dos procedimentos necessários para a obtenção da Licença Prévia (LP), junto a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A aprovação do local para a construção da planta de dessalinização na Capital é de responsabilidade da Superintendência.

“Os estudos apresentados nesta sexta-feira serão, posteriormente, submetidos à análise do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Coema), para a futura aprovação e emissão da licença prévia pela Semace”, explica Alisson Melo, coordenador de licenciamento ambiental de projetos e obras da Cagece.

PROJETO

A Dessal do Ceará é um projeto estratégico para a diversificação da matriz hídrica do Estado, que tem o objetivo de garantir a segurança do abastecimento em Fortaleza, beneficiando cerca de 720 mil pessoas. A planta de dessalinização da Capital será a maior da América Latina, com capacidade de produção de água para consumo humano de 1m³ (mil litros de água) por segundo. A iniciativa conta com investimento total de R$ 3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos e a previsão é que o sistema seja construído nos próximos dois anos (2024 e 2025).

SERVIÇO

Audiência pública sobre a planta de dessalinização de Fortaleza

  • Quando: Dia 25 (sexta-feira)
  • Horário: 9h30
  • Local: Sede Social Clube Sindissétima (Rua Renato Braga, 203 – Vicente Pinzon)