Menu

41 alunos de Aracati são convocados para Olimpíada Internacional de Astronomia em 2024

O município de Aracati, no litoral leste do Ceará, teve 41 alunos do ensino público convocados para participar da pré-seleção da Olimpíada Internacional de Astronomia em 2024. Anteriormente, em 2021, os estudantes escolhidos conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA 2021. Os alunos participarão da pré-seleção com a realização de três provas on-line, nos meses de outubro, novembro e dezembro. Aprovados na etapa on-line, os melhores alunos serão convidados a participar de provas presenciais de seleção para compor a equipe brasileira. 

Após isso, os aracatienses seguem para treinamentos em março do ano que vem no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A equipe formada representará o Brasil na XVII International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA), na Bielorrúsia, país do leste europeu. A competição ainda não tem data definida.

PREPARO

A preparação dos alunos acontece nas próprias escolas, durante as aulas das disciplinas de ciências com os professores da rede municipal. Segundo a Prefeitura de Aracati, “investir na educação é investir no futuro”. “Cada passo dado na promoção do conhecimento é um investimento valioso que colheremos por gerações”, afirma a gestão do município. Entre os alunos selecionados estão 35 da Escola Antônio Monteiro, dois da Escola Mirian Calixto, um da Escola Francisco Amaral, um da Escola Regis Bernardo e um da Escola Pompeu Costa Lima.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Na OBA de 2021, um total de 8.573 alunos receberam bolsas de iniciação científica, sendo 41 do Aracati. Os estudantes que recebem o benefício são os filhos de famílias usuárias do Auxílio Brasil/Bolsa Família. O município cearense também foi destaque ao conquistar 28 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, totalizando 88 premiações.