O portal Quero Bolsa está disponibilizando, neste mês de agosto, mais de 329 mil bolsas de estudo para graduação no Ceará, já válidas para este segundo semestre. Os descontos podem chegar até 90% nas mensalidades, sem a necessidade de comprovação de renda ou exigência de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, os estudantes cearenses devem realizar a inscrição no site da Quero Bolsa, tendo concluído o Ensino Médio.
Após a inscrição, será necessário efetuar o pagamento da taxa de pré-matrícula e, em seguida, comparecer à instituição de ensino escolhida para garantir o desconto durante todo o curso.
Conforme a plataforma, os descontos são aplicáveis a mais “1,3 mil cursos de graduação e pós-graduação”, totalizando mais de 100 mil opções, incluindo cursos livres, educação básica e técnica, além de certificações internacionais. O principal diferencial, segundo a instituição de educação, é que esses descontos se mantêm válidos até a conclusão do curso, proporcionando uma educação de qualidade com mais acessibilidade.
Marcelo Lima, diretor da Quero Educação, ressalta o fortalecimento das bolsas de estudo como uma alternativa sólida diante dos programas governamentais de apoio ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que estão cada vez mais restritos. Ele enfatiza que as bolsas de estudo não apenas simplificam o processo, mas também evitam que os alunos acumulem dívidas após a conclusão dos cursos.
Conforme Marcelo, mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento, disponível pelo telefone 0800 123 2222. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.
CENÁRIO
Conforme dados do Censo da Educação Superior, elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os anos de 2010 e 2019, apenas cerca de 40% dos estudantes que ingressaram no ensino superior conseguiram concluir suas graduações. Além disso, a taxa de desistência acumulada nesse período chegou a 59%. A pesquisa também revelou que os alunos que contam com benefícios para pagamento das mensalidades têm maior probabilidade de completar seus cursos.
