Menu

Governo Federal anuncia medidas para profissionalizar o futebol feminino no país

Foto: Ricardo Stuckert/CBF

Após a primeira eliminação do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina depois de 28 anos, o Governo Federal anunciou medidas que visam profissionalizar a modalidade no país. Neste ano, o Governo Lula realizou o Diagnóstico do Futebol Feminino, que faz parte do planejamento construído pela elaboração da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. Segundo o diagnóstico, 47,9% das profissionais do esporte não recebem qualquer remuneração.

Sob responsabilidade do Ministério do Esporte, o programa visa promover o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador, ampliar os investimentos e aprimorar a formação técnica das mulheres no esporte.

DIAGNÓSTICO

Ainda conforme o diagnóstico levantado pelo Governo Federal, 70% das profissionais fazem dupla jornada. Apenas 19,2% das atletas possuem vínculo profissional, 4,9% possuem contrato de trabalho temporário e 1,2% estão em contrato de formação.

ESTRATÉGIA NACIONAL

Conforme a ministra do Esporte, Ana Moser, a Estratégia Nacional também inclui a “promoção de uma cultura competitiva sadia, evolução da consciência, autoestima e integração social” das mulheres. É posto como meta também o desenvolvimento de mecanismos efetivos de “desmobilização de comportamentos intolerantes e violentos contra meninas e mulheres nos estádios de futebol ou fora deles“.

“O futebol feminino em si traz um histórico de muitas dificuldades, de preconceitos, invisibilidade, que impõe barreiras que persistem em afastar as mulheres da prática do esporte, seja por lazer e mesmo em âmbito profissional”, afirmou Ana Moser.

Entre as ações, o programa pretende fomentar a participação das mulheres em posições de gestão, na arbitragem e na direção técnica de equipes, além da instalação de centros de treinamento específico para as mulheres, com metodologias próprias e diretrizes pedagógicas adaptadas às necessidades femininas.

O Brasil é um dos candidatos para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027.