O Governo do Ceará anunciou o lançamento do Programa Saúde da Mulher, focado nas cirurgias de Endometriose. O programa vai contar com a participação de três hospitais. O chefe do Executivo estadual, Elmano de Freitas (PT), fez o anúncio ao lado da secretária estadual da Saúde, Tânia Coelho, da secretária estadual das Mulheres, Jade Romero (MDB), e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT).
Segundo Tânia, 976 mulheres estão na fila da regulamentação esperando para realizar os procedimentos cirúrgicos para a Endometriose. Ainda conforme a titular da pasta, três unidades hospitalares farão parte do programa. São eles: o Hospital César Cals; o Hospital Martiniano de Alencar; e a Maternidade Escola, todos em Fortaleza.
“Os três hospitais vão fazer a triagem dessas pacientes. Vamos convocá-las para uma avaliação, para ver se estão com os exames operatórios em dia, se precisam fazer mais algum outro exame e depois vamos marcar a cirurgia daquelas que realmente tiveram indicação de cirurgia”, explicou.
ENDOMETRIOSE
Segundo o Ministério da Saúde, a Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que revestem o útero (endométrio) se movimentam no sentido oposto durante a menstruação, caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. De acordo com a secretária estadual da Saúde, os principais sintomas para a Endometriose são dores durante as relações sexuais, dores ao menstruar, dificuldade de engravidar e dor ao urinar.
