Menu

Espanha e Inglaterra protagonizam final inédita no Mundial feminino

Foto: Reprodução/FIFA Women's World Cup

A final da Copa do Mundo de Futebol Feminino deste ano será disputada entre Espanha e Inglaterra, duas seleções que nunca haviam chagado a essa fase do torneio. O jogo decisivo acontece no próximo domingo, 20, em Sidney, na Austrália. Inglaterra e Espanha não apenas nunca levantaram o título, como também nunca haviam alcançado esta etapa do torneio. A presença das inglesas é a continuação de uma ascensão no cenário mundial, com duas semifinais nas últimas duas edições e um título europeu no ano passado. Já a Espanha é uma verdadeira surpresa, já que é apenas a terceira participação em copas.

Nas quatro primeiras edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino (1991, 1995, 1999 e 2003), a seleção da Inglaterra esteve presente apenas uma vez, em 1995. |Desde 2007, no entanto, conseguiu se classificar todas as vezes. Todas as vezes em que disputou a competição, a Inglaterra conseguiu avançar de fase, chegando às quartas de final em 1995, 2007 e 2011, parou na semifinal em 2015 e em 2019 e agora chega à decisão.

A Espanha estreou em copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião, caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição. As informações são da Agência Brasil.