O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, vai começar a ofertar, a partir desta quarta-feira, 16, o serviço de politrauma. Na ocasião, o governador Elmano de Freitas (PT) e a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Coelho, visitam a unidade hospitalar. O serviço é uma demanda antiga da população, que hoje precisa buscar esse tipo de serviço na capital cearense.
O atendimento do politrauma do HRVJ funcionará 24 horas por dia para urgência e emergência. Estará disponível para atender pacientes acima de 14 anos com intercorrências como traumatismo crânio-encefálico, ferimento por arma branca, ferimento por arma de fogo, queda da própria altura e acidentes de trânsito. O serviço visa avançar no processo de regionalização da saúde, facilitando especialmente a assistência a pacientes de 20 municípios localizados no Vale do Jaguaribe e Litoral Leste do Estado.
Em maio, em visita ao Ceará, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou um reforço de R$ 13o milhões para o HRVJ. “Trazemos o anúncio do aumento do teto para atendimento de média e alta complexidade”, disse a ministra, na ocasião. “Estamos trabalhando para que este hospital, aberto há um ano, possa cumprir melhor com o seu papel: atender as pessoas de toda a região”, ressaltou.
Hoje, o Ceará tem quatro hospitais regionais: no Vale do Jaguaribe e nas regiões Norte, Sertão Central e Cariri; além das estruturas em Fortaleza. Conforme o Governo, o objetivo é que pelo menos 90% dos casos hospitalares sejam resolvidos na própria região, sem a necessidade de se deslocar a Fortaleza.
UNIDADE
O Regional do Vale do Jaguaribe foi inaugurado em 25 de novembro de 2021 e funciona para dar cobertura à Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo atendimento médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios, cerca de 550 mil cearenses. A unidade hospitalar está localizada nas proximidades da BR-116, entre Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova.
No serviço ambulatorial, conta com especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, proctologia e cardiologia. Além disso, toda a parte de imagem encontra-se em atividade, oferecendo endoscopia alta e colonoscopia, ultrassonografia, radiografia, ressonância, tomografia, raio-x e eletrocardiografia. Conta ainda com serviço de apoio para internação em hemodiálise em agudos, serviço de agência transfusional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, psicologia e serviço social.
O hospital conta em seu cronograma de abertura com urgência e emergência, parto, traumatológica, pediatria e obstetrícia.
