Menu

Apagão no Ceará ocorreu após abertura de rede de operação do sistema nacional, diz ONS

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Ceará, demais estados da federação e o Distrito Federal foram atingidos, nesta terça-feira, 15, por um apagão geral na rede elétrica nacional. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por conta da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Em nota do órgão publicada pela Agência Brasil, o ONS explicou que foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

De acordo com o ONS, até as 10h45, 30% da carga da Região Norte e 75% da Região Nordeste tinham sido recompostas. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a carga foi recomposta integralmente.

XINGU

Integrantes do ONS afirmam em publicação do jornal O Globo que, com base em informações preliminares, o apagão teria começado na Subestação Xingu, que fica próxima a Belo Monte, no Pará. A subestação, que recebe energia da usina de Belo Monte, faz o tratamento técnico da energia e distribui a eletricidade para o restante do país. A partir daí, duas grandes linhas de transmissão de Belo Monte foram desligados, ocasionando uma falha em cascata para os demais estados brasileiros.