Menu

Cid Gomes diz que acerto entre lideranças nacionais pode viabilizar aliança PDT-PT em Fortaleza

O senador Cid Gomes, presidente estadual do PDT, visitou a sede do PT, na tarde desta segunda-feira, 14, onde esteve reunido, por mais de uma hora, e mostrou disposição em formar alianças para as eleições municipais do próximo ano. No que diz respeito à Capital, o parlamentar destaca que o diálogo entre as lideranças nacionais pode viabilizar que PDT e PT caminhem juntos em 2024 em Fortaleza.

Ele chegou acompanhado dos deputados pedetistas Eduardo Birmarck (federal) e Marcos Sobreira (estadual). Do PT, participaram o presidente estadual da sigla, Antônio Alves Filho, “Conin”, a diretora Sônia Braga e a senadora Augusta Brito.

“Eu tenho uma relação de amizades com dirigentes do PT há muitos anos. Desejo, simbolicamente, deixar pública a nossa disposição em fazer alianças, agora, nas eleições municipais, respeitando as características de cada município”, frisou.

NA CAPITAL

Sobre a parceria para a eleição em Fortaleza, Cid Gomes disse que é um caso à parte, tendo em vista que se trata de uma capital importante, tanto que desperta interesse das direções nacionais de ambos os partidos, porém lembrou que quando foi governador do Ceará teve a oportunidade de participar de uma aliança.

“Somente pela ação dos nacionais, (isso pode) voltar a acontecer. Se a gente for depender dos diretórios municipais do PT e do PDT, é muito pouco provável que a gente caminhe juntos”, avaliou o senador.

Conin, presidente estadual do PT, também falou que a aliança em Fortaleza passará muito pelas instâncias nacionais dos dois partidos. “É muita gente que vai ajudar a definir esse cenário em Fortaleza”, frisou.

“O natural, a preço de hoje, é que o PDT tem a pretensão de continuar governando a Cidade, tem o prefeito da Cidade. E o que o PT, que também já governou, apresente uma opção à população de Fortaleza. Mas, nada impede que os dois partidos, inclusive as direções nacionais, dialoguem. E é isso que esse exercício poderá ser feito e é bom que se faça”, comentou Conin.

Em relação às alianças feitas em eleições anteriores, Conin recordou que em 2020, as parcerias entre PT e PDT ocorreram em 45 municípios. Na avaliação dele, a reunião deixa a perspectiva de esse número poderá aumentar. “Trocamos impressões sobre o cenário político do Estado. A expectativa é que o PT e o PDT vão estar juntos em muitas cidades”, ressaltou.

OUTRAS VISITAS

Após deixar a sede do Partido dos Trabalhadores, Cid Gomes, ainda com objetivo de “costurar” alianças, visitou o PP e PSD. O senador novamente ressaltou a importância do diálogo para o bem comum da população cearense.