Cumprindo agenda em Brasília, o governador Elmano de Freitas (PT) se manifestou publicamente sobre a série de ataques ocorridos nesta quinta-feira, 10, no Grande Pirambu. Pelas redes sociais, ele disse estar “acompanhado atentamente os acontecimentos criminosos na região do Carlito Pamplona, em Fortaleza”. Ele participa de uma série de encontros na capital brasileira. “Conversei com o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, e determinei reforço imediato e uma operação rigorosa na área, para que seja efetuada a prisão dos responsáveis pelos atos”.
Segundo Elmano, cerca de 170 policiais, entre militares e civis, atuam na região. Prisões foram efetuadas e já temos outras pessoas identificadas pela inteligência das nossas forças de segurança, além da apreensão de armas e munições. Quaisquer ataques criminosos não serão tolerados e serão respondidos à altura”, disse.
No fim da manhã desta sexta, 10, um grupo de criminosos ateou fogo em carros no bairro Carlito Pamplona. Facções têm lutado para garantir o comando da região. A Secretaria Municipal da Educação (SME) suspendeu as aulas nas Escolas Municipais Tertuliano Cambraia e Hilberto Silva. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) disse que três ocorrências de veículos incendiados foram registradas nas regiões. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas e apagaram as chamas.
“A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também auxilia os trabalhos policiais. A SSPDS informou que dois adolescentes suspeitos de envolvimento no incêndio foram presos pelo 20º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE)”.
Na Avenida Doutor Theberge, dois homens em uma moto pararam ao lado de um veículo e obrigaram a motorista a descer do automóvel. Em seguida, atearam fogo no carro. Um vídeo do incidente foi gravado.
Em outro vídeo, uma caminhonete também foi vista em chamas na Avenida Leste-Oeste, próximo à Rua Dom Hélio Campos. Na filmagem, uma mulher comenta o ocorrido. Confira:
